domingo, junho 16, 2024
HomeNoticiasCultura22º Festival Mundial de Circo - 4 a 9 de junho na...

22º Festival Mundial de Circo – 4 a 9 de junho na FUNARTE-MG

 22ª EDIÇÃO DO FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO

@festivalmundialdecirco | www.festivalmundialdecirco.com.br

O Festival Mundial de Circo é o primeiro festival internacional dedicado exclusivamente ao circo na América Latina.

A 22ª edição marca o retorno da “Cidade do Circo”, montada na FUNARTE e inspirada no universo circense para abrigar apresentações de espetáculos, performances, oficinas, seminário e um espaço interativo para o público com diversas atrações.

As atividades também vão ocupar o teatro do Galpão Cine Horto, além de ruas e praças dos bairros Regina, Cidade Nova e Vila Acaba Mundo.

A programação reúne grupos e artistas originários do Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia, em 25 apresentações com a proposta de mostrar ao público a diversidade da produção circense contemporânea brasileira e Latino-Americana.

Pautas que podem ser exploradas (é possível que a imprensa faça a cobertura antes das apresentações, durantes as preparações e ensaios – verificar horários).

 

Maquete do circo – artista mineiro Agnaldo Pinho

O Festival irá receber, em primeira mão, a maquete de circo criada por Agnaldo Pinho (pintor, desenhista, gravador, escultor, ator e criador cenotécnico). O trabalho foi criado pelo artista em 2006 para ser exposto no Circo da Estação, em Ouro Preto. Feita em madeira e papel marchê, a maquete tem o tamanho 2mx2m e representa uma cena de circo que se move, com mais de 50 elementos e personagens circenses.  O trabalho foi restaurado recentemente por Agnaldo Pinho e antes de retornar a Outro Preto será exposto no 22º Festival Mundial de Circo.

FIOTIM – O Museu em Movimento – FUNARTE

Museu em Movimento (Art-Truck) com visual de circo e parque de diversões, composto por um trailer que abriga uma galeria de arte e se desdobra externamente num cenário lúdico e um parque de esculturas interativas. No interior do trailer-galeria estão expostas 40 obras inspiradas nas obras monumentais encontradas em Inhotim. Já o parque de esculturas é composto por obras interativas – chamadas de “Objetos Estéticos Relacionais” – que por sua vez proporcionam ao público uma interação alegre e festiva com a arte. Para ‘reger’ esta obra, o artista Jorge Fonseca criou o personagem “Jorge K – o camelô-arteiro-viajante”, que com seu visual exuberante e aparições performáticas faz as vezes de ‘mestre de cerimônias’. 

Feira de artesanato circense – FUNARTE

Será montada na Cidade do Circo para venda de produtos circenses ou feitas de materiais do circo.

Mostra “Escolas de Circo” FUNARTE

Serão apresentados números circenses de representantes de algumas das principais escolas de circo do país: Escola Nacional de Circo, Escola Pernambucana de Circo, Brava Escola de Circo, CircoLar, IEÊ Escola de Circo e Uai Circo. Direção de Rogério Sette Câmera.  A mostra acontecerá no dia 06 de junho, quinta-feira, às 14h.

Neste dia, o festival irá receber 07 escolas públicas municipais para assistirem ao espetáculo.

Espetáculo de Variedades FUNARTE/MG

O Espetáculo de Variedades acontece desde 2006 com apresentações de números curtos de artistas nacionais e internacionais, que percorrem pelas diversas técnicas circenses, como o malabarismo, trapézio, equilibrismo, contorcionismo, ilusionismo, palhaçaria entre outras.  Participam artistas brasileiros, colombianos e argentinos, e o grupo Favelinha Dance de Belo Horizonte. O espetáculo será montado pelo diretor espanhol, Cisco Aznar, inédito montado especialmente para o Festival.

Haverá ensaio geral no dia 7, sexta-feira, das 10h às 22h (ABERTO PARA A IMPRENSA), com apresentações de números de malabarismo, trapézio, equilibrismo, contorcionismo, ilusionismo, palhaçaria.

La Luna Cia. de Teatro (Santa Catarina/Brasil). Espetáculo “Circo de Los Pies” – FUNARTE

Circo de Los Pies é um espetáculo cômico-circense, no qual a palhaça Asmeline dá vida e apresenta ao público seus dois pés sem conserto: Pezão e Pezinho, duas personalidades que dividem juntas um mesmo corpo. É um espetáculo em que o corpo deficiente é protagonista e autor do seu próprio discurso.Esse trabalho tem como finalidade discutir as temáticas da deficiência, acessibilidade, inclusão e capacitismo de forma lúdica, divertida e profunda através do circo e da palhaçaria. Apresentação será no dia 05 de junho (quarta-feira), às 20h.

Picadeiro Aberto – FUNARTE

Tradicional no meio circense, o “Picadeiro Aberto” convida artistas para subirem ao picadeiro e apresentarem seus trabalhos, criando um espaço efervescente de encontros. Participam: Circo Verde, Minha Companhia, Cia. Circunstância, Circo do Sufoco, Circo Lar, Coletivo Ilusório, Mulambo e Risoto, Duo Binne e My Circo. Apresentação no dia 07 de junho, sexta, às 20h.

Trupe DuNavô. (São Paulo/Brasil).  Espetáculo “Irmãos Carreto” – FUNARTE

“Irmãos Carreto” faz, através de números circenses e palhaçaria, um convite a reflexão do público sobre as disputas e polarizações em nossa sociedade. Apresentação será no dia 08 de junho (sábado), às 11h. Em seguida, haverá apresentação no Centro Cultural Lindeia Regina, às 16h.  

Circovolante (Minas Gerais/Brasil). Espetáculo “Samba no Pé de Moleque” – Vila Acaba Mundo

O Circovolante irá conduzir um cortejo na Vila Acaba Mundo, com saída do Beco da Igreja até a Praça Carioca. Um carrinho típico do circo, com adereços, será o condutor do cortejo intitulado SAMBA NO PÉ DE MOLEQUE, um show que mistura circo, dança e música, intervenções de artistas em pernas-de-pau, malabaristas e números de fogo. O cortejo é embalado por música popular brasileira desde folias, congadas, cirandas, maracatus, rocks e até versões “circovolanteanas” de músicas do Clube da Esquina. O cortejo acontecerá no dia 09 de junho (domingo), às 11h

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments