domingo, junho 23, 2024
HomeNoticiasCultura16/5 - Lançamento Estante Mineira - plataforma une mais de 30 editoras...

16/5 – Lançamento Estante Mineira – plataforma une mais de 30 editoras de Minas

Com o objetivo de difundir a literatura regional, a plataforma “Estante Mineira” surge para reunir e representar editoras independentes de Minas Gerais. Lançamento inédito da Crivo Editorial, a loja virtual possibilita o acesso fácil a uma parte significativa da produção literária independente do estado, e conta, até então, com a participação de 31 editoras e mais de 400 títulos. O lançamento da plataforma acontece no dia 16 de maio, quinta-feira, às 15h30, na Biblioteca Luís de Bessa – Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

De acordo com Lucas Maroca, editor-chefe da Crivo Editorial, nos bastidores do mercado, já há um tempo, se discute a ideia das editoras de Minas terem um lugar coletivo para expor, vender e distribuir seus livros e obras. A ideia é potencializar o alcance e centralizar para juntas, as editoras vencerem desafios comuns de suas rotinas e ganharem visibilidade. “Em 2023, a Crivo Editorial, que é uma das editoras independentes de Belo Horizonte, fez um estande de venda em uma feira literária e promoveu a exposição coletiva das editoras. Na ocasião, este fato reacendeu o desejo de avançar no plano de distribuir de forma coletiva as obras e criar uma loja integrando os catálogos do que é editado de forma independente em Belo Horizonte e Minas Gerais”, explica. Nasce, assim, a Estante Mineira: uma loja conceito, inicialmente virtual, que possibilita o acesso à diversidade de uma parte significativa da produção literária mineira. Um movimento promissor para a cena local e para o que Minas Gerais tem a contribuir com a própria Minas, com o Brasil e com o mundo.

Na plataforma cada editora tem seu espaço para divulgar o que é produzido, com catálogo e identidade muito próprias, honrando a tradição literária de uma cultura que deu ao Brasil grandes nomes da literatura nacional. Uma vitrine da produção editorial contemporânea de Minas Gerais. “A “Estante Mineira” veio para suprir a necessidade das editoras de ter um local próprio para apresentar seus trabalhos e publicações; ao mesmo tempo como uma alternativa para que suas obras possam ser distribuídas no território mineiro e todo o território nacional, unindo forças e apresentando-se como um coletivo, maior, se fazendo mais notável e potente”, afirma Lucas Maroca.

Como funciona a plataforma “Estante Mineira”

O interessado no livro acessa o link https://loja.estantemineira.com.br, em seguida seleciona a editora ou faz a busca pelo título que busca. Depois, faz o cadastro na plataforma para finalizar a aquisição. Em seguida, a nota fiscal é emitida e envida por e-mail (com código de rastreio, nos dados adicionais). E num prazo de 24 horas o livro é postado para toda e qualquer cidade do Brasil.

Para editoras mineiras que queiram fazer parte da plataforma, basta entrar em contato pelo e-mail contato@crivoeditorial.com.br .

Editoras já participantes

Alecrim Edições; Aletria; Calamares; Cas´a Edições; Catapoesia Cartonera; Chão da Feira; Conceito Editorial; Cora; Crivo Editorial; Curva; Editora Luas; EisFino Traço; Francesinha; Impressões de Minas; Javali; Letramento; Literíssima;; Macondo; Mascote; Mazza; MRN; Nandyala; Phonte88; Polvilho Edições; PortalQuintal; Quixote+Do; RelicárioSempre Viva; SQN Biblioteca.

Crivo Editorial

A Crivo é conhecida em Minas Gerais por lançar jovens autores, desde 2012, promovendo a cultura  e ampliando seu olhar sobre Belo Horizonte. A editora busca ressoar diversas vozes em suas publicações. Abordando temas no campo social, político e humano, ela se torna mais que um projeto editorial, e passa a ser um projeto político que abraça temas em prol dos direitos humanos, da diversidade e da cultura. Atualmente, conta com mais de 200 títulos publicados.

SERVIÇO

Evento de lançamento em 16 de maio de 2024

Local: Biblioteca Luís de Bessa.

Horário: 15:30 às 17:30

Informações no site www.crivoeditorial.com.br ou @crivoeditorial

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments