domingo, junho 16, 2024
HomeGastronomiaEventosVem Aí 1ª edição do Arraial da Dona Lucinha

Vem Aí 1ª edição do Arraial da Dona Lucinha

Marcada para 6 de junho, a primeira edição do evento trará exposição artística, shows ao vivo e um buffet de pratos típicos mineiros

Um dos restaurantes mais tradicionais da cozinha mineira, o Dona Lucinha promoverá pela primeira vez um arraiá junino, com delícias típicas desta temporada. A estreia do Arraial da Dona Lucinha será no dia 6 de junho, abrindo a temporada das festas juninas, em esquema open food, com ingressos a R$ 220. Além dos comes e bebes assinados pela chef Marcinha Nunes, o evento contará com apresentações musicais ao vivo e uma mostra de estandartes de santos juninos assinada pelo artista mineiro Marcelo Brant. As vagas são limitadas, por isso, é recomendável fazer a reserva com antecedência pelos números 31 2127 0788 ou 31 99764 0808.

“Preparamos uma diversidade de pratos que vai agradar a todos os paladares. Teremos um cardápio especial para o Arraial, incluindo pão de queijo com carne de lata, mingau de milho verde, caldos diversos, pastel de angu, tropeirinho, vaca atolada, cocada, rapadura, pé de moleque, broa de fubá de canjica, bolo de fubá, caipirinha de rapadura, canjica temperada, quentão, cervejas e, claro, a famosa cachaça Dona Lucinha. Tudo feito com muito carinho e seguindo as receitas tradicionais da nossa família. Será um verdadeiro banquete de sabores típicos de Minas”, destaca Márcia Nunes, filha de Dona Lucinha, responsável por manter seu legado na gastronomia.

Para tornar o cenário da festa ainda mais marcante, o artista plástico Marcelo Brant, de Diamantina, foi convidado para expor suas obras em homenagem aos Santos Juninos. “Serão exibidos 15 estandartes artísticos que promovem a cultura popular mineira. Na oportunidade, serão leiloados três estandartes selecionados especialmente pelo artista, onde parte da verba arrecadada será destinada à CAPE – Casa Acolhida Padre Eustáquio”, revela Márcia.

“A mostra fala de alegria, devoção, cor e movimento. Os santos e as formas refletem a arte, fé e as festas populares”, explica Marcelo Brant, que já expôs suas obras nas Casas dos Jardins e Moema, em São Paulo. “Chego com os Santos e formas da época, o que acredito ser raiz, o que na verdade vivo em minha obra 24 horas por dia. Arte e Fé. Espero que o leilão traga bons frutos, porque de boas energias e carinho estão repletos em cada estandarte. Viva a Dona Lucinha”, celebra o artista. A exposição de estandartes ficará disponível para visitação no restaurante durante o horário de funcionamento da casa, até 10 de julho, e todos estarão à venda durante o período da mostra.

O evento contará também com uma programação especial, incluindo recitais performáticos de Laene Freire e Paulinho Ferreira. Além disso, o Trio Petronilho, grupo de forró pé de serra, promete agitar a festa com muita energia e tradição, trazendo um pouco da alegria de Luiz Gonzaga e outros artistas que valorizam a tradição nordestina.

“Estamos muito animados com o nosso primeiro Arraial da Dona Lucinha. Será uma oportunidade única para celebrar a cultura mineira e as festas juninas em grande estilo. Nossa expectativa é de criar um ambiente acolhedor e festivo, onde todos possam desfrutar das tradições que tanto amamos. O primeiro de muitos”, comemora Marcinha, como é carinhosamente conhecida pelos amigos e frequentadores da casa.

O Arraial da Dona Lucinha é uma realização do restaurante Dona Lucinha, com apoio da Gram Alimentos, Stella Artois, marca de panelas LeFer Brasil e Hotel Ibis, com produção executiva da Base Projetos Especiais.

Restaurante Dona Lucinha: Um Legado de Tradição e Sabor

Fundado em 1990 no bairro São Pedro, em Belo Horizonte, o Restaurante Dona Lucinha é um verdadeiro ícone da culinária mineira. Dedicado a preservar o gosto e a cultura alimentar dos tempos coloniais de Minas Gerais, o restaurante oferece um ambiente acolhedor e pratos deliciosos que refletem a rica herança gastronômica do estado.

Dona Lucinha, a idealizadora do restaurante, foi uma das maiores representantes da cozinha raiz de Minas Gerais. Faleceu aos 86 anos em abril de 2019, deixando um legado que continua a ser celebrado por sua filha, Márcia Nunes. “O cardápio foi elaborado a partir de uma cuidadosa pesquisa da cultura alimentar de nossa gente. Nossa cozinha espelha o período de sua formação, o ciclo do ouro e dos diamantes”, explica Márcia.

Com o uso de técnicas e ingredientes afro-indígenas e portugueses, a culinária do restaurante é única. “Minha mãe sempre defendeu muito o modo de fazer da cozinha tradicional mineira”, conta Márcia, lembrando que o primeiro ingrediente que Dona Lucinha sempre destacava era o amor.

Sobre Dona Lucinha

A mineira nascida no Serro, região central do estado, teve 11 filhos, 25 netos, e foi professora do primário, catequista, salgadeira, doceira, feirante, quitandeira, diretora escolar e vereadora. Fundadora da rede de restaurantes em BH e São Paulo, ela ganhou prêmios em vários festivais no Brasil e exterior e já foi tema de samba-enredo no carnaval do Rio de Janeiro. Era uma defensora incansável da cozinha mineira e de seus ingredientes simples e tradicionais, como o quiabo, o chuchu e a batata doce, até então marginalizados na gastronomia. Ela abriu seu primeiro restaurante em 1990 e rapidamente se tornou um sucesso, inspirando uma verdadeira revolução na culinária de Minas Gerais e levando para vários cantos do país, além de representar o Brasil em eventos internacionais.

Marcelo Brant: Arte e Fé em Cada Estandarte

Marcelo Brant é um artista visual popular que leva seu trabalho de arte e fé por todo o país e pelo mundo. Natural de Diamantina, ele utiliza materiais reciclados, tecidos, pinturas e bordados para criar suas obras, que são uma celebração da cultura e religiosidade popular. Com 30 anos de carreira, Brant já participou de exposições, cortejos, figurinos, cenários e muito mais, sempre trazendo alegria e inspiração através de sua arte.

SERVIÇO: 1ª EDIÇÃO DO ARRAIAL DA DONA LUCINHA
Data: 06/06
Local: Rua Padre Odorico, 38.
Horário: 18h às 22h
Valor: R$220
Reservas e vendas de ingressos: 31 2127 0788 ou 31 99764 0808.
Informações pelo Instagram: @donalucinhamatriz

Foto: Fernanda Neves

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments