domingo, julho 14, 2024
HomeAgência Grupo ConteúdoBrasilCantora barbacenense lança videoclipe pela Lei Paulo Gustavo

Cantora barbacenense lança videoclipe pela Lei Paulo Gustavo

Sarah Rodriguez disponibilizou o registro audiovisual em seu canal no Youtube

 

Por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo, Edital Walmir Leporate, a cantora de axé Sarah Rodriguez  lançou o videoclipe da música “Borboleta”, que faz parte do EP “Ela tem o dendê”. O lançamento está disponível no canal da cantora no Youtube.

O videoclipe valoriza as belezas naturais da região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Foi gravado nas montanhas e nos roseirais de Barbacena, além da Serra de Santa Bárbara do Tugúrio, expondo todo o potencial turístico e o belo entardecer da região. Na produção, Sarah mostra de onde veio, suas origens e sua ancestralidade. A data de lançamento tem um motivo especial: 24 de maio é o Dia Nacional dos Ciganos. Sarah Rodriguez tem origem cigana e sua ligação com essa cultura é forte.

A canção homenageia o orixá da artista, Iansã (Oyá), que na cultura Iorubá é ligada à força dos ventos, vendavais, trovões, tempestades e tem na figura de Santa Bárbara seu sincretismo. Por isso, a escolha da Serra de Santa Bárbara do Tugúrio, onde a força dos ventos é grande e é possível ver o belo nascer do sol da região, assim como o entardecer, que já foi considerado um dos mais lindos do Brasil.

Na produção audiovisual, a artista também presta uma homenagem a um dos eventos mais tradicionais de Barbacena: a Festa das Rosas e Flores, onde todo ano é escolhida a Rainha das Rosas, representante da beleza e do carisma da cidade. Para isso, contou com o apoio do livro “O Reinado das Rosas”, dos jornalistas Isabela Paolucci e Thiago Rossi.

Borboleta

Essa é a terceira produção audiovisual da artista barbacenense, que conta ainda com os clipes das músicas “Antes que anoiteça” e “Ela tem o dendê”. Todas são composições da própria Sarah, que está investindo em músicas autorais. As canções estão disponíveis nas plataformas musicais, como o Spotify.

A música “Borboleta” fala sobre força feminina, da mulher que se transforma e voa e que traz em seu coração a certeza de que, apesar das dificuldades, ela sabe do seu poder e da sua essência. A letra fala sobre liberdade e a energia do axé. Trata-se de uma canção muito íntima para a cantora, que ressignifica sua própria superação. Uma composição criada durante a pandemia, quando Sarah enfrentava as consequências econômicas da época, assim como a maioria dos artistas do país.

Para a artista, a execução desse projeto vai permitir a conclusão da tríade musical intitulada “Ela tem o dendê”. A primeira gravação, da canção autoral “Antes que anoiteça”, foi feita com as crianças do projeto Querubins, no Morro Acaba Mundo, em pleno Carnaval de Belo Horizonte, onde a artista estava inserida no ano de 2019 e atuava no setor na cidade.

O segundo videoclipe, da música “Ela tem o dendê”, foi gravado em Salvador e buscou evidenciar a importância da Bahia na construção do gênero, valorizando a força da mulher baiana e as baianas do acarajé, para as quais a música é dedicada.

Neste contexto, faltava destacar a sua cidade natal, a sua identidade e a sua mineiridade, a sua essência dentro dessa história que conta a sua vida, fechando um ciclo importante na construção da identidade artistica de Sarah Rodriguez. Barbacena, conhecida no Brasil como Cidade das Rosas, mas também como a Cidade dos Loucos, foi o local escolhido para o terceiro videoclipe. Nele, Sarah deseja mostrar que a cidade TEM AXÉ, alegria, leveza, criatividade e arte, trazendo uma nova perspectiva, tentando mudar o estigma negativo que a história da loucura atribuiu à cidade.

Projeto social

Juntamente com o lançamento do videoclipe, Sarah Rodriguez anuncia a realização de uma oficina e roda de conversa sobre o Axé Music com o percussionista baiano Diego Panda. O projeto gratuito será voltado para crianças e adolescentes de 8 a 12 anos, em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é a difusão do ritmo percussivo samba-reggae, incentivando a arte-educação e a valorização da cultura. Diego Panda iniciou sua trajetória artistica na Bahia, seu estado natal, com o Grupo Timbalada.

Carreira

Sarah Rodriguez é natural de Barbacena-MG, na região do Campo das Vertentes. O estilo escolhido por ela foi o Axé Music e ela batalha de maneira independente todos os dias para realizar o sonho de ser reconhecida e levar alegria para todo o Brasil. A artista tem 12 anos de carreira no cenário musical e 23 anos de dedicação à arte. É cantora do coletivo Los Baianitos, que atua no Carnaval de Olinda-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e Belo Horizonte-MG.

Formada em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sarah Rodriguez representou o Brasil no projeto Minas Mundi, na Universidade de Coimbra, em Portugal, cantando e atuando no país no ano de 2016. Ex-integrante do Grupo Aruanda, representou o Brasil em festivais nacionais e internacionais de cultura popular. A artista quer provar que em Minas Gerais tem axé e leva isso em sua essência.

Assista ao videoclipe:
Redação Viraliza BH
Redação Viraliza BH
Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial e Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus. É Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela 'Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica' | Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia/Ciências Médicas pela UniFECAF/SP.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments