domingo, abril 14, 2024
HomeNoticiasCulturaVale do Aço recebe "Oficinas do Patrimônio Imaterial Japonês"

Vale do Aço recebe “Oficinas do Patrimônio Imaterial Japonês”

As escolas municipais no Vale do Aço vão receber nos próximos dias o projeto Oficinas do Patrimônio Imaterial Japonês. As crianças terão oficinas de Kirigami e Oshibana, que consistem em transformar papel em arte. É a arte milenar do Japão podendo ser difundida em Minas.

As oficinas tem carga horária de 6h cada e acontecerão em duas cidades: entre os dias 25 a  27 de outubro, na cidade de Santana do Paraíso, para os alunos da Escola Municipal José Dias Bicalho Filho e entre os dias 08 a 10 de novembro para os alunos da Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra, em Naque, nos turnos da manhã e tarde de cada escola.

O projeto tem como objetivo implementar a consciência do desenvolvimento humano e cultural, propagada pelos nikkeis, descendentes de japoneses nascidos no Brasil, além da criação de valores humanos, utilizando como instrumentos as artes milenares da arte japonesa, reafirmando a amizade entre Brasil e Japão, por meio do intercâmbio cultural.

Este projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com  patrocínio do Instituto Cenibra e Cenibra; Apoio do Centro Cultural Internacional Tikufukai, Gestão da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e Realização da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Sobre as oficinas:

OFICINA DE KIRIGAMI 

INSTRUTOR: João Satoru Honda

A arte Kirigami pode ser definida basicamente como a arte de recortar papéis. Desde a antiguidade, dobrar e cortar papéis como forma de arte e passatempo estão presentes na cultura japonesa. Kiru, em japonês, significa corte e kami (leitura: gami), papel. Esta arte de recortar papéis, com o complemento de pequenas dobras (origami=dobradura de papel), fez surgir uma nova apresentação artística muito utilizada sob a forma de relevos tridimensionais, onde os recortes do kirigami são ressaltados com as dobras do origami, dando tridimensionalidade e valor às peças.

É interpretada como um Kirigami Tridimensional porque ocorre a transformação do papel da forma bidimensional para o tridimensional. As figuras parecem saltar do papel como num passe de mágica. Isso agrega valor ao trabalho em que se utiliza o papel. Um simples pedaço de papel pode se transformar em objetos artísticos, trabalhando a criatividade, a coordenação motora. São montados a partir de cortes, dobras e encaixes de papel, mantendo a originalidade de um trabalho produzido manualmente e que exige muita precisão. Desenvolvemos as oficinas para atender nosso público de forma natural, agradável e prazerosa onde poderão expandir suas potencialidades cognitivas, organização estética e a coordenação motora.

OFICINA DE OSHIBANA

INSTRUTORA:YoshikoInoue Honda

O significado da palavra Oshibana tem origem na expressão japonesa do verbo Osu, que significa prensar, empurrar e Bana significa flor no vocabulário Japonês, por isso, na Língua Portuguesa, Oshibana quer dizer flores prensadas. Oshibana consiste em uma técnica de desidratar flores, folhas, galhos, frutas e verduras mantendo textura e cor original com o objetivo de transformá-las em trabalhos artísticos. No Japão esta prática artística se popularizou e possibilitou o desenvolvimento de novas técnicas de prensagem e desidratação, com grande contribuição do Mestre NobuoSugino que desenvolveu técnicas que permitissem a preservação das cores originais das flores e das folhas por muito mais tempo. Realizar a técnica com estudantes permite a interdisciplinaridade entre as disciplinas relacionadas na escola, movimentando toda a comunidade escolar, além de trabalhar práticas inerentes a arte, como o inventário e o colecionismo.

Centro Cultural Internacional Tikufukai

Informações: 31 98515-1174 e 31 99851-7315

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments