segunda-feira, junho 30, 2025
HomeNoticiasTemperatura baixa é agressiva para os fios? Saiba quais são os cuidados...

Temperatura baixa é agressiva para os fios? Saiba quais são os cuidados especiais com o cabelo durante o inverno

Especialista dá dicas de como manter a saúde capilar durante o frio 

As baixas temperaturas do inverno podem exigir que adaptações na rotina capilar sejam feitas para manter os fios e o couro cabeludo saudáveis e bonitos. Bruna Costa, cabeleireira e fundadora do  Studio.B, explica que essa época do ano pode ser agressiva para os cabelos devido às mudanças de temperatura e ao ar mais seco.

Para compensar os danos, é importante manter uma rotina de cuidados específicos nesta época do ano. Segundo a cabeleireira, é preciso investir em hidratações profundas, reconstruções capilares e a utilização de produtos de qualidade que fortalecem e protegem os fios contra as agressões do frio. Além disso, Bruna Costa afirma que apostar em tratamentos profissionais para turbinar a saúde capilar é uma ótima opção e pode fazer toda a diferença. “Procedimentos como cauterização e nutrição intensa ajudam a repor nutrientes e garantir que os cabelos fiquem saudáveis, brilhantes e protegidos durante todo o inverno”, destaca a especialista.

Confira 5 dicas para manter a saúde do seu cabelo em dia:

1. Lave o cabelo com frequência

Por conta do frio é comum as pessoas lavarem menos os cabelos no inverno. Contudo, a cabeleireira explica que diminuir a frequência da lavagem capilar é um erro. De acordo com Bruna Costa, quando ficamos por um longo período de tempo sem lavar os cabelos, suor, células mortas e outras impurezas vão se acumulando no couro cabeludo, o que pode causar fungos e inflamações.

2. Evite banhos muito quentes

Essa é uma dica clássica, mas que não pode ficar de fora! Quem não resiste a um banho quente no inverno? A ideia parece ótima, porém, segundo a especialista, a água em alta temperatura pode ressecar ainda mais os fios e o couro cabeludo. E Bruna Costa ainda alerta que, “além de causar ressecamento, a alta temperatura da água também pode criar um efeito rebote e aumentar a oleosidade do couro cabeludo”.

3. Hidrate sempre o seu cabelo

Para evitar o ressecamento comum nos períodos de ar seco e temperaturas frias, é preciso turbinar a hidratação dos cabelos.”Recomendo intensificar a hidratação no dia a dia e optar por procedimentos mais profundos no salão para garantir que os fios se mantenham saudáveis e protegidos durante o inverno”, explica a especialista.

4. Não fique com os fios molhados 

Bruna Costa alerta que manter os cabelos molhados por muitas horas pode trazer contribuir para o aparecimento de fungos e bactérias. Por isso, o recomendado é evitar deixar os fios úmidos, especialmente na hora de dormir. A cabeleireira ensina que o correto é tirar o excesso de água com uma toalha e, em seguida, utilizar um secador em temperatura média.

5. Utilize protetor térmico

Embora o secador seja uma ferramenta recomendada até por especialistas durante esta época do ano, o uso do protetor térmico é indispensável. Bruna Costa explica que a proteção térmica cria uma barreira que preserva os fios dos danos causados pelo calor excessivo, evitando o ressecamento e a quebra.

Com essas dicas, você pode desfrutar de cabelos saudáveis e bem cuidados, mesmo nos dias mais frios. “Adotar cuidados específicos e utilizar tratamentos adequados faz toda a diferença na proteção e manutenção dos fios nesta estação”, conclui Bruna Costa.

Fonte: Bruna Costa – empresária, Especialista em colorimetria, imagem, saúde e beleza capilar. Proprietária do Studio. B – @studiopontob –

https://www.instagram.com/eubrunacosta/

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Felipe de Jesus
Felipe de Jesus
Biografia: admirador da área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2008 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | T.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 (Registro Profissional no MTE). Cursa o Bacharelado em Farmácia pela UniFECAF e faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments