sábado, março 2, 2024
HomeNoticiasEconomiaTEDxBeloHorizonte inova em sua estratégia de ESG com projeto de preservação socioambiental...

TEDxBeloHorizonte inova em sua estratégia de ESG com projeto de preservação socioambiental no Vale do Rio Doce por 30 anos

Projeto de impacto social e ambiental, com estratégia inovadora para compensação de carbono, destinará recursos para restauração, conservação e produção sustentável em RPPN com rica biodiversidade da Mata Atlântica

O TEDxBeloHorizonte vai acontecer em 4 de novembro, no Palácio das Artes, e traz uma inovação em sua estratégia de ESG. A partir deste ano, toda a compensação do carbono gerado no dia do evento e em sua produção será realizada diretamente em uma área de preservação ambiental, que pertence a uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em Santo Antônio do Grama, Minas Gerais. São mais de 7 hectares de terra, situados a cerca de 90 km da capital mineira, na Bacia do Vale do Rio Doce. Serão 3,9 hec de área restaurada e outros 4 hec de terra conservada.

De acordo com a Head ESG do TEDxBeloHorizonte, Alice Monteiro, para realizar a compensação serão avaliadas diferentes atividades, com foco principal em alguns processos para realização do evento, como consumo de energia, água e efluentes, alimentação e resíduos, mobilidade urbana, viagens e hotelaria. Segundo ela, o diferencial está na estratégia que será usada para mitigação e neutralização das emissões de gases de efeito estufa. “Uma das principais formas de compensação voluntária é o investimento em projetos florestais. É isso que vamos fazer por meio de um parceiro: equilibrar as emissões liberadas na atmosfera com o sequestro de carbono realizado por florestas ou ecossistemas saudáveis”, explicou a especialista.

Dessa forma, o TEDXBeloHorizonte não será apenas carbono neutro, na medida em que neutralizar todas as emissões produzidas por suas próprias operações. Ele será um evento net-zero por eliminar também as emissões diretas e indiretas geradas por toda a cadeia de valor, incluindo clientes e fornecedores. E ainda, a marca busca ser net-positive, já que não vai apenas controlar suas emissões, mas também remover mais carbono da atmosfera do que se emite. Isso será possível a partir de um projeto inovador para conservação em escala desta floresta nativa. Para além da mitigação e neutralização das emissões de gases de efeito estufa, este projeto prevê a transformação do terreno em uma área legalmente protegida com gerenciamento dos ativos naturais, realizada pela Preservaland, startup que trabalha para  restaurar e preservar áreas florestais.

Em acordo com o proprietário do terreno, que fica na Reserva Natural Cachoeira das Pedras, Marcelo Polesca Teixeira, ambientalista conhecido como “Marcelinho Madeira de Lei”, o TEDxBelohorizonte vai se dedicar à preservação da região pelos próximos 30 anos. Para além da compensação de carbono, o projeto prevê a exploração da terra, de forma sustentável, com geração de agricultura e renda para famílias da região.

Conforme o Código Florestal brasileiro, os imóveis rurais devem destinar parte de sua área para criação de uma reserva legal que não pode ser explorada. É preciso garantir a preservação da biodiversidade local e coibir atividades de desmatamento. De acordo com o proprietário rural do terreno citado, Marcelinho Madeira, essa prática não acontece nos terrenos privados da região. É aí que entra o trabalho da Preservaland para fazer acontecer a lei florestal. A empresa gerencia ativos florestais de alto impacto como meio para valorização e compensação de serviços ambientais, além do carbono. Segundo seus fundadores, a solução pode mitigar 33% das emissões de carbono e evitar 60% das extinções de espécies da biodiversidade.

O trabalho da Preservaland prevê restauração ou manejo do terreno para ganho em diversidade e densidade de espécies nativas da mata. A área possui um corredor ecológico com seis espécies de animais ameaçadas de extinção. Dentre as intervenções que serão realizadas estão preparo do solo, combate às formigas, plantio de 300 mudas de espécies nativas com um metro de altura por hectare, replantio, manutenção, irrigação e práticas conservacionistas para atração da fauna. Haverá ainda a implantação de projetos sociais, incluindo formação e capacitação de jovens na comunidade do Vale do Rio Doce.

Ao final dos 30 anos de projeto, serão mais de 180 toneladas de carbono sequestrado e a preservação de um corredor ecológico com 400 hectares em área de soltura de animais silvestres. “Uma das nossas missões no TEDxBeloHorizonte é espalhar ideias e conhecimentos que valem ser compartilhados. Esperamos que essa nossa proposta ambiciosa para além de neutralizar carbono, mas sim ser net zero ou até net positive, possa inspirar outras instituições a se engajarem nessa jornada de preservação rumo a um presente mais sustentável. A RPPN Cachoeira das Pedras certamente será um case de sucesso”, concluiu Alice Monteiro.

ESG TEDxBeloHorizonte: conheça os 16 objetivos macros do projeto de conservação e restauração da RPPN Cachoeira das Pedras

 

AMBIENTAL

  1. Conservação da biodiversidade terrestre
  2. Manutenção de estoque ou sequestro de carbono
  3. Retenção de sedimentos e infiltração de água
  4. Adaptação às mudanças climáticas

SOCIAL

  1. Engajamento das comunidades e formação em temas da floresta
  2. Valorização de referências culturais e turismo ecológico
  3. Engajamento e valorização de povos indígenas e comunidades tradicionais
  4. Produção de alimentos saudáveis e geração de renda

GOVERNANÇA

  1. Fortalecimento da imagem de marcas relacionadas ao projeto
  2. Amadurecimento da cadeia de restauração no território
  3. Disponibilização de equipe capacitada
  4. Garantia de segurança fundiária e legal

ECONÔMICO

  1. Aumento da produtividade agropecuária
  2. Qualificação da rastreabilidade da produção
  3. Fomento às boas práticas agropecuárias
  4. Otimização do custo da restauração e conservação.

 

 

Sobre o TED

O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a “Ideias que merecem ser compartilhadas”.  Iniciando-se como uma conferência de quatro dias na Califórnia, há 30 anos, o TED cresceu para apoiar sua missão com várias iniciativas. As duas Conferências TED anuais convidam os principais pensadores e realizadores do mundo a falar por 18 minutos ou menos. Muitas dessas palestras são disponibilizadas gratuitamente no TED.com . Entre os palestrantes do TED estão Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Richard Branson, Nandan Nilekani, Phillippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Sal Khan e Daniel Kahneman.

A conferência anual do TED acontece a cada primavera em Vancouver, British Columbia. As iniciativas de mídia do TED incluem o TED.com, onde TED Talks (palestras do TED) são publicadas diariamente; TED Translators, que fornece legendas e transcrições interativas, além de traduções de voluntários em todo o mundo; a iniciativa educacional TED-Ed. O TED criou o Audacious Project, que adota uma abordagem colaborativa para financiar ideias com o potencial de criar mudanças em escala eletrizante; o TEDx, que apoia indivíduos ou grupos na organização de eventos locais e autônomos no estilo TED em todo o mundo, e o programa TED Fellows, que ajuda inovadores de mudanças globais em todo o mundo a ampliar o impacto de seus projetos e atividades notáveis.

 

Sobre o TEDx

Para democratizar o acesso para ideias que merecem ser compartilhadas, o TED criou um programa chamado TEDx. São eventos locais independentes, que reúnem pessoas para compartilhar experiências e temas de forma impactante e multidisciplinar. A proposta é semelhante ao TED – organização sem fins lucrativos, não-governamental, sem vínculo ideológico, político ou religioso, que nasceu na Califórnia, Estados Unidos, em 1984.

TEDxBeloHorizonte

Há 3 anos, nasceu uma ideia ousada: trazer para BH um espaço onde as mentes mais brilhantes da comunidade local pudessem compartilhar suas ideias e inspirar uma geração. Desde então, uma jornada de descobertas, aprendizado e conexões tem se formado. Mesmo durante o período mais complicado da história recente do mundo, a pandemia da Covid-19, o evento se aproximou de quem quer se conectar e aprender sempre.

Em 2021, com todas as limitações que a época pedia, o primeiro evento foi 100% online – o Contrapondo Paradigmas, recebeu mais de 3.600 inscritos e apresentou palestras que estimularam a pensar fora da caixa, sonhar mais alto e criar um impacto positivo em nossa cidade. Em 2022, a primeira edição presencial foi no Sesc Palladium. Com o tema Ouse Saber, contou com 16 speakers e mais de 10 horas de conteúdo e apresentações. Em 2023, o TEDxBeloHorizonte segue com o compromisso de espalhar ‘Ideias que Merecem Ser Compartilhadas’ em BH. Serão mais de 10 palestrantes e mais de 8 horas de apresentações que buscam fomentar a inovação, a inclusão e o diálogo construtivo na cidade de Belo Horizonte.

Começar pelo Uai e compartilhar conhecimento

O “uai” do mineiro traz muitas possibilidades de conexão. Do despertar de uma resposta que pode ser mais vasta que o simples território da mineiridade, o “uai” já nasceu abrangente, vocábulo que não exige definição, mas que traz verdade quando é dito. Será que o “uai” nasceu da palavra em inglês “Why”, que significa “Por quê?”? Ou pode ter se originado do vocábulo “olhai”, que era muito usado no passado para representar uma orientação para que alguém “preste atenção em algo”?

Serviço

TEDx Belo Horizonte 2023 | Comece pelo UAI

Quando: 4 de novembro

Onde: Palácio das Artes
Ingressos: 
Sympla 

Informações: www.tedxbelohorizonte.com.br

Sobre a Preservaland

As florestas estão sendo destruídas em todo o mundo e isso afeta todos nós. Apesar da conscientização, não existem ferramentas que facilitem a preservação. É difícil investir em preservação, saber onde o investimento é utilizado e acompanhar o impacto e as garantias a longo prazo. Nosso objetivo é criar as melhores ferramentas para um impacto ambiental global em larga escala.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments