terça-feira, maio 21, 2024
HomeNoticiasEstadoSINDIMOV-MG está por trás da maior escola de marcenaria de Minas Gerais

SINDIMOV-MG está por trás da maior escola de marcenaria de Minas Gerais

CEDETEM (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e Mobiliário Petrônio Machado Zica) é fruto de uma parceria com o SENAI-MG

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e Mobiliário, SENAI Contagem CEDETEM, foi fundado em 2005 a partir da parceria entre o SINDIMOV-MG e o SENAI-MG.
Atualmente é a maior escola de marcenaria de Minas Gerais e se destaca entre as maiores do país, tendo formado mais de 25 mil alunos desde sua fundação. Atua em duas frentes, serviços educacionais e serviços tecnológicos para a indústria.
“O CEDETEM está instalado em um terreno do SINDIMOV-MG, temos um contrato com o SENAI para administrar a escola, que foi renovado no ano passado para os próximos 20 anos” explica o presidente do SINDIMOV-MG, Mauricio de Souza Lima.
História
Importante ferramenta para a promoção de mão de obra qualificada para o setor moveleiro, em 1999, o SINDIMOV-MG deu o primeiro passo para a construção do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do Mobiliário Petrônio Machado Zica (CEDETEM).
Naquele ano, o projeto técnico foi aprovado e os recursos começaram a ser liberados junto ao Ministério da Educação (MEC) para dar início às obras que resultaram na primeira escola do país a ministrar cursos específicos para formação de mão de obra para a indústria moveleira.
A Unidade foi construída em uma área de 10 mil metros², sendo 4 mil² de área construída e 6 mil² de área verde.  Está situada no Distrito Industrial Dr. Hélio Pentagna Guimarães, conhecido como Polo Moveleiro de Contagem. Região que está em expansão comercial, industrial e logística em destaque no município de Contagem.
São 17 ambientes educacionais, entre eles: 2 Galpões laboratórios de Marcenaria, 3 Laboratórios de Informática, 11 Salas de Aula, Biblioteca Além dos ambientes de apoio: Auditório Cantina
Em 2007, o CEDETEM, que desde a sua inauguração é administrado pelo SENAI-MG, formou sua primeira turma no curso Técnico em Movelaria. Até o presente momento, milhares de alunos passaram por essa escola e hoje são profissionais respeitados na indústria moveleira.

 

PORTFÓLIO:  Total de 35 turmas atuais

Sobre o SINDIMOV-MG

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (SINDIMOV-MG) defende os direitos e os interesses de todas as indústrias moveleiras e de artefatos de madeira ligadas à sua base territorial e, frente aos grandes desafios impostos pela evolução tecnológica, atua para fomentar a modernização do segmento e para garantir competitividade ao setor.

Tem como missão promover a representação e o fortalecimento da indústria mineira do móvel e de artefatos de madeira, com foco na união e defesa do interesse coletivo, incentivando o desenvolvimento social, cultural e tecnológico, por meio de ações que valorizem o empreendedorismo e a promoção de valores como qualidade, melhoria contínua, crescimento pela educação, ética, cidadania e responsabilidade social, interesse coletivo, respeito ao associado e união.

O SINDIMOV-MG surgiu da fusão de duas entidades: o Sindicato da Indústria da Marcenaria e o Sindicato da Indústria de Serrarias do Estado de Minas Gerais. Com objetivo de se modernizar e se reorganizar, em 1989, o Sindicato da Indústria da Marcenaria no Estado de Minas Gerais passou a ser denominado como Sindicato das Indústrias do Mobiliário no Estado de Minas Gerais. A instituição reunia indústrias de móveis de madeira e marcenaria, subsetores de móveis de junco e vime, cortinados, estofados, escovas e pincéis, indústrias de vassouras e decorações.

O segundo passo em direção à atual estrutura do SINDIMOV-MG foi a fusão com o Sindicato da Indústria de Serrarias do Estado de Minas Gerais, realizada em 18 de março de 1991, reunindo todas as empresas de transformação da madeira.

Mauricio de Souza Lima
Walisson Queiroz 
Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments