quinta-feira, junho 20, 2024
HomeNoticiasEstadoSetcemg debate ESG no transporte rodoviário de cargas

Setcemg debate ESG no transporte rodoviário de cargas

Ações, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, serão realizadas durante Café com Palestra no dia 06 de junho, a partir das 8h, na sede do Setcemg

Com a chegada do Junho Verde, mês que reforça a conscientização e importância sobre a preservação do meio ambiente, o Sindicato de Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) vai debater a importância da adoção dos critérios do ESG (Ambiental, Social e Governança) por parte das empresas do setor. O assunto será destacado no “Café com Palestra” que será realizado no dia 06 de junho, a partir das 8h, na sede do sindicato (av. Antônio Abrahão Caram, 728, bairro São José), em Belo Horizonte.

No encontro, o assessor jurídico ambiental do Setcemg, Walter Cerqueira, abordará o tema “Explorando o valor do ESG no transporte de cargas”. Segundo ele, o ESG – que abrange um conjunto de padrões e boas práticas empresariais – acaba sendo um fator decisivo na competitividade do mercado e no próprio transporte.

“As empresas que têm boa gestão acabam conseguindo diferenciar seus serviços em meio à concorrência e, a partir daí, conquistar até mesmo novos mercados. Então, não se trata simplesmente de uma devolução de uma boa gestão para a sociedade, mas também de um fator de competição no mercado”, diz Cerqueira.

Na apresentação, Cerqueira auxiliará as empresas de transporte para que possam incorporar os princípios ESG em suas operações com foco no aumento da eficiência, redução dos impactos ambientais e fortalecimento do posicionamento no mercado.

Oficina

Já a advogada e especialista em ESG e Conformidade Legal, Natália Marra, apresentará o tema “Desenvolvendo uma Metodologia de Aplicação ESG”. Com sua expertise em desenvolvimento de metodologias para aplicação prática do ESG, a palestrante vai promover uma oficina interativa, onde os participantes vão elaborar estratégias de implementação de medidas ESG específicas para o setor de transporte de cargas, proporcionando ferramentas essenciais para o sucesso sustentável.

Case

No Café com Palestra será apresentado também o “Estudo de Caso da Zero Carbon: Experiência Prática de Sucesso” pelo CEO da empresa, Felipe Marçal Cota. O empresário – que é engenheiro de Produção e especializado em Gestão Estratégica e Lean Thinking -, revolucionou a Zero Carbon Logistics S.A por meio da implementação de um novo conceito de gestão voltado para ESG e que rendeu diversas certificações a empresa, como Sistema B, GPTW, ISO´s e Pacto Global da ONU, além de convites para participar das COP 27 e Cop 28, realizadas no Egito e em Dubai, para apresentar suas boas práticas.

A companhia gera, hoje, mais impacto positivo por meio de um negócio disruptivo e inovador, com veículos elétricos e uma fazenda sustentável que compensa todo o carbono emitido nas suas próprias operações.

“Este evento será uma oportunidade única para aprender com especialistas e líderes do setor sobre como as práticas ambientais, sociais e de governança estão se tornando fundamentais para o sucesso das transportadoras”, afirma o presidente do Setcemg, Antonio Luis da Silva Junior.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments