Rio de Janeiro, 7 de outubro de 2024 – Durante a 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o Sesc promoverá uma programação que celebra a diversidade cultural e contribui para a formação de novos leitores e artistas da palavra. Nomes como Beth Goulart, Geovani Martins, Mariana Sanchez, Bell Puã, Nina da Hora abordarão temas como literatura latino-americana, vozes da periferia, inteligência artificial, entre outros. As atividades acontecem entre os dias 10 e 13 de outubro, no Sesc Santa Rita e na Casa Edições Sesc, localizadas no Centro Histórico da cidade, e na unidade móvel BiblioSesc, que estará estacionada no Areal de Pontal. Cafés Literários, contação de histórias, rodas de conversa, lançamentos de livros, apresentações culturais e performances poéticas compõem as atividades que são totalmente gratuitas.
“As ações do Sesc nessa Flip reforçam o amor e o compromisso da instituição com a promoção da literatura brasileira contemporânea, ao mesmo tempo em que pretende ampliar as trocas e colaborações internacionais. Neste ano, dedicamos mais atividades para o público infantil e infanto-juvenil como forma de incentivar o debate sobre o hábito da leitura desde as primeiras idades e abrimos espaço para a discussão da literatura na América Latina, reafirmando o Sesc como uma instituição dedicada à promoção da literatura e da cultura em um sentido mais amplo e inclusivo”, destaca Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc. Ela completa: “Com muito orgulho, vamos receber em nossa programação os novos talentos literários revelados pelo Prêmio Sesc de Literatura, em que tivemos recorde com mais de 2,7 mil inscrições nesse ano. Esse projeto tão importante, que celebra a literatura e demonstra o empenho contínuo do Sesc com a cultura”.
Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2024, Ricardo Mauricio Gonzaga (ES), autor do romance ‘Bololô: gaiola vazia’; Patricia Lima (SP), autora do livro de contos ‘A glória dos corpos menores‘; e Antonio Veloso Maia, autor do livro de poesias ‘Contra a parede‘, estarão no Sesc Santa Rita, dia 11 de outubro, às 18h30, para falar de suas obras, que serão lançadas pela editora Senac Rio no dia 3 de dezembro, com tiragem de 2 mil exemplares. O projeto contou, nesse ano, com novidades como a inclusão de uma nova categoria, Poesia, e premiação em dinheiro no valor de R$ 30 mil.
A programação também dá destaque a literatura latino-americana, que vive um momento vibrante, sobretudo aquela escrita por mulheres. A mesa Edição, tradução e as múltiplas vozes da literatura latino-americana reúne a jornalista, tradutora e pesquisadora da literatura latino-americana, Mariana Sanchez, e o escritor e editor na Arte&Letra, Thiago Tizzot, em um bate-papo sobre a ampliação do acesso à literatura da América Latina.
CAFÉS LITERÁRIOS
Outra questão abordada nos cafés literários será a utilização da literatura para revelar as complexidades, desafios e resistências das periferias brasileiras. A mesa Ecos da periferia: narrativas urbanas na literatura contemporâneacontará com a presença de Geovani Martins, autor de ‘O sol na cabeça’, livro de contos que narra a infância e a adolescência de moradores de favela e está sendo adaptado como série. Ao seu lado estará o escritor gaúcho José Falero, autor de ‘Mas em que mundo tu vive?’, livro de crônicas sobre a vida nas periferias, o mundo do trabalho, o racismo e a vontade de pensar em outro Brasil.
A extensa e múltipla produção do diretor, ator e apresentador Antonio Abujamra estará em pauta na mesa Antonio Abujamra: rigor e caos, promovida pela Casa Edições Sesc, com a presença da atriz, diretora, dramaturga e cantora Beth Goulart e da diretora, roteirista, curadora e produtora Marcia Abujamra. Marcando o lançamento este ano do livro ‘De guerra em guerra: de 1940 à Ucrânia’, de Edgar Morin, pela Edições Sesc São Paulo, o jornalista Jamil Chade e a professora de Relações Internacionais da ESPM Denilde Holzhacker conversam sobre o cenário de guerras recentes, com destaque para o conflito que voltou a assombrar a Europa e o mundo com a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022.
ORALIDADE
A programação do Sesc na Flip também explora a literatura da oralidade, com atividades como o Costurando Histórias, em que um grupo de contadores usa tapetes tridimensionais como cenários interativos para envolver o público nas aventuras dos personagens, ou o Maratona de histórias, onde contos de diferentes tradições do Brasil e do mundo serão apresentados ao público, estimulando a imaginação e celebrando a arte de contar histórias como espaço de convivência e aprendizado.
As crianças encontram momentos especiais na programação, como a apresentação do Palhaço Xuxu. Interpretado pelo ator e diretor Luis Carlos Vasconcelos, o personagem brinca com a simplicidade do cotidiano e a delicadeza das emoções humanas, envolvendo crianças e adultos em um espetáculo divertido e comovente.
O público também poderá conhecer e aproveitar o BiblioSesc, unidade móvel de biblioteca que estará estacionada no Pontal da Areia. O espaço contará ainda com atividades vivenciais, oficinas e roda de leitura da revista em quadrinho Educação em saúde e diversão no Sesc, trazendo o universo abordado na obra lançada pelo Sesc Rio de Janeiro.
A programação completa está disponível no site.