terça-feira, maio 21, 2024
HomeEntretenimentoSeminário técnico abre Festival do Queijo Artesanal de Minas

Seminário técnico abre Festival do Queijo Artesanal de Minas

O Seminário Técnico dos Queijos Artesanais será realizado nos dias 23 e 24, durante a 4ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas, com o objetivo de criar uma padronização das ações executadas em campo. Nesta edição, também será promovida uma programação especial para donos de queijarias.

No primeiro dia do evento, temas como a legislação, requisitos e registro de produtos serão tratados, assim como a regularização e a relação de documentos para se adquirir a habilitação sanitária. Na sexta-feira, dia 23, a discussão ambiental entra em pauta, com palestra do Sistema Faemg sobre a regulamentação e o tratamento de efluentes de queijarias. Ainda no dia 23, à tarde, o Sebrae Minas e o Sistema Faemg promovem o workshop “Mercado e Comercialização de Queijos Artesanais”, no qual produtores rurais e outros atores da cadeia farão um diagnóstico dos principais gargalos para o escoamento do produto.

Sobre o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Organizado pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg, o festival será realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Parque da Gameleira, oferecendo ao público novamente a possibilidade de degustar essas delícias mineiras após dois anos de pandemia. Com 10 regiões do estado sendo representadas, o evento conta com uma programação voltada para produtores e admiradores do renomado queijo mineiro.

A cultura do QMA

O Queijo Minas Artesanal (QMA) é um produto que carrega em seu processo de fabricação uma técnica histórica, que remonta ao tempo dos colonizadores. É um queijo feito em pequenas propriedades rurais, utilizando receitas tradicionais e familiares, passadas com carinho de geração em geração, que preservam a identidade cultural do povo mineiro e o mesmo sabor marcante degustado pelos nossos antepassados.

O sabor dos queijos artesanais varia de acordo com a região onde é produzido, sendo influenciado pela altitude, pelas características do solo onde as vacas pastam, pelo clima da localidade, pelo tipo de vegetação, pela água, entre outros fatores que propiciam sabores únicos aos queijos de cada parte do estado.

Realização

O evento é uma realização do Sebrae Minas e Sistema Faemg, conta com o apoio do Centro Universitário UNA e produção Panda Inteligência em Eventos.

  

Serviço

EVENTO: 4ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas

LOCAL: Parque de Exposições da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira, Belo Horizonte)

DATA:   23/09 – 18h às 22h

24/09 – 11h às 22h

25/09 – 10h às 18h

Mais informações e vendas de ingressos: www.festivalqam.com.br

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments