domingo, junho 23, 2024
HomeNoticiasEsportesSaúde e sustentabilidade: BH sedia a 4ª edição da Cemig Run

Saúde e sustentabilidade: BH sedia a 4ª edição da Cemig Run

Neste ano, a corrida de rua, que acontece nas proximidades do prédio-sede da Companhia, promove uma competição esportiva em sintonia com a preservação do meio ambiente

As ruas do entorno do prédio-sede da Cemig, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, estarão tomadas pelos amantes das corridas no próximo domingo (26/5). Cerca de 3,2 mil atletas profissionais ou amadores estão sendo esperados para 4ª edição da Cemig Run. Neste ano, além de promover a saúde e o bem-estar, a corrida reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, aliando os benefícios da prática esportiva a iniciativas com foco na preservação ambiental. A meta é ser reconhecida como a corrida mais sustentável do Brasil.

Diferentes ações sustentáveis estão sendo colocadas em prática em todas as fases do evento. Já na ficha de cadastro, os participantes tinham que informar como farão o deslocamento até o local da prova. Com as respostas em mãos, a empresa contabilizará todo o CO2 emitido nos trajetos informados pelos competidores e fará a compensação dessa emissão. Além disso, outras iniciativas sustentáveis serão promovidas na atividade, como brindes ecológicos, distribuição de mudas de árvores para os inscritos, entre outros.

Outra novidade sustentável adotada pela Cemig é a parceria com associações de catadores de materiais recicláveis, que receberão todo o resíduo reciclável gerado e descartado durante o percurso da corrida para a destinação correta. As emissões provenientes dos resíduos não recicláveis também serão compensadas. E, ao final, pensada especialmente para a ocasião e no cuidado com o planeta, os esportistas levarão para a casa a medalha da prova produzida com madeira de reflorestamento.

O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, destacou a realização da iniciativa dentro dessa nova proposta e enfatizou o compromisso e o foco da Companhia com as melhores práticas ESG. “Referência em sustentabilidade, a Cemig tem seu parque gerador formado 100% por energia limpa e renovável. A empresa está listada em importantes índices de sustentabilidade. No entanto, a nossa responsabilidade com a proteção ao meio ambiente não está apenas nas grandes entregas, mas em nosso dia a dia e na execução de ações rotineiras. O comprometimento com as iniciativas de sustentabilidade ambiental é um fator essencial para a Companhia”, enfatizou.

Cemig Run

A corrida é organizada anualmente pela Cemig e pela Cemig Saúde, com o apoio de vários parceiros. A iniciativa tem como objetivo promover a prática esportiva e a conscientização sobre a importância de atividades físicas para a saúde e o bem-estar. A 1ª Cemig Run foi em 2019. Em razão da pandemia, a atividade foi interrompida, retomando em 2022. A cada ano de realização, a prática atrai mais interessados. Nesta 4ª edição, o número de inscritos superou em 100% o total de participantes de 2019.

“Na Cemig Saúde, entendemos que sustentabilidade e saúde são inseparáveis, refletindo no compromisso da Cemig com o bem-estar dos empregados e da comunidade em geral. A edição de 2024 da Cemig Run é um exemplo emblemático de como esses valores estão interligados nas ações de ESG. Estamos promovendo não apenas a saúde física por meio do esporte, mas também a saúde do nosso planeta com iniciativas sustentáveis. Cada passo dado na Cemig Run contribui para um futuro mais sustentável e saudável, alinhando o bem-estar dos nossos colaboradores à responsabilidade corporativa”, ressaltou o presidente da Cemig Saúde, Anderson Ferreira.

Proposta inovadora

Colocar em prática ações sustentáveis durante a realização da Cemig Run foi algo que chamou a atenção e despertou o interesse até de quem está na organização das corridas de rua há anos e conhece bem o mercado esportivo. A TBH Esportes é a contratada e será a responsável por toda elaboração e logística da prova. De acordo com o sócio-diretor da empresa, Miller Junqueira, a ideia de trazer para a Cemig Run o conceito da sustentabilidade, alinhando o tema às práticas esportivas, foi algo extremamente importante e que promete se tornar referência para outras provas.

“É uma visão nova que a Cemig nos trouxe. Nossa empresa nunca tinha realizado uma prova de rua assim, tão verdadeiramente sustentável. A proposta nos estimula a pensar, em cada detalhe, onde podemos trabalhar a corrida de forma sustentável. É buscar o material mais ecologicamente viável. É entregar a meia fora da embalagem plástica, por exemplo, porque isso, ao final, faz diferença. Estamos aprendendo e estamos felizes com essa possibilidade”, ressaltou.

Diferentes atrações

Quem vai participar da corrida ou da caminhada da Cemig Run já está treinando para o grande dia. Mas nem só do circuito será feita a festa. Diferentes atrações estão sendo programadas para toda a família. São atividades que vão unir esporte, lazer e cultura em um mesmo lugar. Terá sorteio de brindes, área de massagens, espaço kids, espaço pet, food trucks e muita música. Além disso, o espaço contará com exposição de veículos elétricos e a gás, terá a réplica de uma casa sustentável para visitação, estandes com orientações e informações sobre eficiência energética, entre outras atividades.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments