quinta-feira, junho 20, 2024
HomeNoticiasCidadeSantuário do Caraça: Ancestral - Festival Cultural do Queijo e do Vinho...

Santuário do Caraça: Ancestral – Festival Cultural do Queijo e do Vinho anuncia produtores confirmados

No dia 04 de maio, visitantes e hóspedes poderão adquirir cartelas para degustação de queijos e vinhos premiados, curtir boa música, participar de palestras e viver a experiência gastronômica em meio ao deslumbrante cenário do destino turístico reconhecido mundialmente

 

Para quem gosta de vivenciar experiências gastronômicas, o Santuário do Caraça é o destino certo no dia 04 de maio. É que o local vai sediar a primeira edição do “Ancestral – Festival Cultural do Queijo e do Vinho”, com produtores de diversas regiões do Estado, oferecendo uma ampla variedade de produtos para degustação. Será uma oportunidade para os hóspedes e visitantes fazerem uma viagem à origem dos vinhos finos e do queijo artesanal no Brasil.

 

Prestes a completar 250 anos de história, o Santuário do Caraça é um local que remete à história e tradição e o Ancestral tem como objetivo fazer um resgate, conforme aponta o Gerente Geral Pablo Azevedo.  “Estamos realizando muito mais do que um festival; é um movimento cultural que busca valorizar e resgatar a essência dos queijos artesanais e dos vinhos finos produzidos em Minas Gerais. É uma oportunidade única para os visitantes se conectarem com a história e a tradição desses produtos que fazem parte da identidade cultural do estado”, diz.

 

Produtores de queijos da região Entre Serras da Piedade ao Caraça marcarão presença com as suas delícias. “Teremos iguarias premiadas e o visitante terá a oportunidade de degustar e, acima de tudo, conhecer as origens do que ele está comendo. Além de proporcionar experiências sensoriais, a nossa missão é difundir conhecimentos”, afirma Pablo Azevedo.

Com o intuito de difundir conhecimentos e agregar ainda mais valor à programação, o festival contará com palestras ministradas por especialistas renomados. Será uma oportunidade para que os presentes conheçam a fundo as origens dos aromas e sabores que encantam gerações.

 

Daniel Arantes, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), graduado em Zootecnia, com mestrado em Ciência e Tecnologia de Leites e Derivados e doutorado em Ciência de Alimentos, abordará os temas “Arte, tradição e ciência dos Queijos Artesanais Mineiros” e “A ciência por trás dos sabores dos Queijos Artesanais Mineiros”.

 

Por sua vez, Angélica Bender, Tecnóloga em Viticultura e Enologia pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Agronomia com ênfase em fitotecnia pela mesma universidade em parceria com a Epagri (Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina), trará seu conhecimento sobre a produção de uvas e seus derivados. Atualmente pesquisadora da Epamig Caldas, Angélica é responsável pelo laboratório de microvinificação e condução dos experimentos de processamento de uvas. Suas palestras, “História do vinho Mineiro: Origem e Evolução” e “Entendendo os rótulos dos vinhos nacionais”, proporcionarão uma imersão na cultura e na ciência por trás da produção desses alimentos tão emblemáticos. As atividades terão início às 10h.

 

Na ocasião, a EPAMIG também lançará o Informe Agropecuário, que nesta edição tem como tema os queijos artesanais mineiros, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre esse importante patrimônio gastronômico. Para Pablo Azevedo, uma oportunidade de reforçar ainda mais a importância do resgate histórico e cultural. “Ter a EPAMIG como aliada neste propósito é uma alegria. Quando convidamos os representantes para o nosso evento, recebemos a resposta positiva imediatamente e inclusive estão vindo com os palestrantes, que agrega ainda mais ao Ancestral”, conclui.

 

Conheça os produtores de queijos confirmados, todos da região do Entre Serras Piedade do Caraça:

– Queijamar

– Ouro Do Entre Serras

– Trilhos Do Ferro

– Ventura

– Queijos Emboabas

 

Conheça as vinícolas confirmadas:

– Casa Geraldo (Andradas/MG)

– Cave Das Vertentes (Santo Antônio do Amparo/MG)

– Alma Mineira (Senador José Bento/MG)

– Luiz Porto (Tiradentes/MG)

– Viten (Brasília/DF)

– Claraval (Braslândia/DF)

– Prata Do Serrado (Samambaia/DF)

 

Sobre o Santuário do Caraça

Considerado um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, o Santuário do Caraça recebe visitantes de diversas partes do mundo à procura de experiências em meio à natureza, gastronômicas, históricas, culturais e religiosas. Por isso, é um importante indutor econômico na região e uma das vitrines que mostram o Estado para o planeta.

 

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.

 

O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.

 

Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.

 

Santuário do Caraça: Ancestral – Festival Cultural do Queijo e do Vinho

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais)

Data: 04 de maio

Taxa entrada:

R$ 25 (em dias de semana)

Finais de semana, feriados e datas comemorativas:

R$35 (por pessoa).

Idosos: 50% de desconto.

Moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara possuem 50% de desconto.

Entrada gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês (mediante agendamento)

 

Site com opções de hospedagenswww.santuariodocaraca.com.br  

Instagram@santuariodocaraca

Redação Viraliza BH
Redação Viraliza BH
Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial e Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus. É Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela 'Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica' | Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia/Ciências Médicas pela UniFECAF/SP.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments