A arte urbana ganha destaque na RHI Magnesita, que abraça a cultura do grafite e a valorização do StreetArt. O muro de 2.300 m² da empresa, situado na avenida Cardeal Eugênio Pacelli, em Contagem (MG), está se transformando em um museu a céu aberto. Para a realização do projeto, a companhia fez uma parceria com o Fábrica de Grafitti, que fará a sua maior intervenção artística do ano. Ao todo, 22 artistas visuais estão trazendo cores e vida à região da Cidade Industrial. As pinturas tiveram início no dia 9 de dezembro e seguem até o dia 21.

“Queremos contribuir na revitalização da cidade e inspirar as pessoas. Essa será uma grande obra de arte, onde a estética do grafite se une à paisagem industrial para criar um presente cultural para Contagem e região, neste Natal”, explica Lucilla Soledade, especialista em Comunicação e Relacionamento Comunitário da RHI Magnesita.

Entre os destaques da intervenção estão dois painéis de grandes dimensões, um com 128 m² e outro com 513 m², que prometem ampliar ainda mais o impacto visual da iniciativa. Segundo Paula Mesquita, produtora executiva do projeto, o grafite é muito mais do que arte. “Ele transforma espaços e conecta pessoas, gerando reflexões e conexões significativas entre arte e sociedade. É um instrumento poderoso de engajamento e sensibilidade social”, comenta.

Arte e inclusão

O projeto promove um envolvimento direto com a comunidade. Duas telas do muro foram dedicadas para 13 pichadores locais que farão uma “sopa de letras”, no dia 21 de dezembro, em uma expressão livre e colaborativa. Essa ação reforça a proposta inclusiva e o impacto social da arte urbana na região.

O grafite também trouxe ensinamentos para cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Josefina Souza Lima, em Contagem. Eles participaram de oficinas educacionais promovidas pela empresa e o Fábrica de Graffiti, pelo Projeto Educarte. Eles aprenderam diversas técnicas de grafite, desde a criação de letras e personagens até a produção de painéis, além de se divertirem com um aulão de hip-hop.

O impacto do Fábrica de Graffiti

O projeto Fábrica de Graffiti tem se destacado em várias cidades brasileiras, utilizando o grafite para humanizar paisagens industriais e ressignificar áreas urbanas. Suas intervenções não apenas embelezam espaços, mas também promovem diálogos entre arte, cultura e sociedade, valorizando as identidades locais e reforçando o papel transformador da arte de rua.

Com essa ação, a RHI Magnesita reafirma seu compromisso com a cultura, a inclusão e a revitalização urbana, mostrando que a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social e estética.

Sobre a RHI Magnesita

A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com mais de 20.000 funcionários em 68 unidades de produção, 10 unidades de reciclagem e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.

O Grupo está listado na categoria Equity Shares (Commercial Companies) (“ESCC”) da Lista Oficial da Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária na Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para obter mais informações, acesse: www.rhimagnesita.com

 

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here