sábado, maio 18, 2024
HomeGastronomiaRestaurante Pacato é o 11° melhor restaurante do Brasil e o mais...

Restaurante Pacato é o 11° melhor restaurante do Brasil e o mais bem colocado de Minas Gerais, segundo a revista Casual EXAME

Restaurante sobe dez casas desde a última edição do ranking em 2023

O restaurante Pacato ocupa o 11º lugar na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil pela revista Casual EXAME, sendo o mais bem colocado de Minas Gerais. Com pouco mais de dois anos de funcionamento, a casa já coleciona reconhecimentos da crítica especializada, destacando a cozinha mineira de quintal na alta gastronomia. Este ano, o Pacato já figurou a 50 Best Discovery, que aponta os melhores destinos do mundo para experiências gastronômicas.

 

Com os pés nas tradições e sabores locais, o Pacato traz modernidade e inovação aos pratos. As estrelas são ingredientes como porco, frango, queijo e vegetais. Em um ambiente acolhedor, como manda a cultura mineira, a missão é proporcionar ao comensal um momento desacelerado, de apreciação calma e pacata da vida e de seus prazeres.

 

Comandado pelo chef Caio Soter, o restaurante subiu dez posições na lista da Casual EXAME desde a última edição em 2023. Esta é a terceira edição do ranking, realizado por um júri formado por 72 críticos e influenciadores renomados da gastronomia. Segundo a revista, cada especialista apontou dez restaurantes de sua preferência, sem ordem de importância. Este ano, nove estabelecimentos de Minas Gerais estão presentes.

 

“Temos trabalhado duro pela valorização e pelo resgate da autoestima do nosso povo com a própria comida. O reconhecimento da mídia especializada é prova de que temos no nosso estado uma conexão visceral com a cultura gastronômica. Um povo orgulhoso da própria cozinha. A missão do Pacato é levar pro mundo a cozinha mineira e colocar Belo Horizonte de vez na rota gastronômica mundial. Demos mais um passo!”, comenta Vitor Velloso, um dos sócios do Pacato.

 

Na publicação, a revista destaca o menu degustação atual do Pacato, que se aprofunda em um dos ingredientes mais importantes da culinária mineira: o queijo. O restaurante traz variações de todas as regiões do estado, enquanto celebra o processo de produção do ingrediente, que além de elementos físicos, é feito de tempo e tradição.

 

O  Wellington de porco, servido com purê de abóbora, quiabo tostado e molho de porco, também foi ressaltado e o frango assado do menu “Mesa de Vó” ilustra a seção sobre o restaurante. “Isso simboliza muita coisa. Alguns anos atrás lá no Alma Chef, quando eu comecei a tentar trazer essa cozinha mineira de quintal pro ambiente da alta gastronomia, havia uma certa resistência do público. Existe uma visão de que algumas dessas comidas, como o frango com quiabo, a gente só come na casa de vó, ou em um restaurante tradicional. E é muito legal ver que existe já essa mudança: frango, porco, no ambiente de alta gastronomia, uma coisa que seria impensável antes do Pacato. Mostramos que esses não são ingredientes menores, nem menos importantes”, comenta Caio Soter, chef e sócio do restaurante.

 

SERVIÇO

Restaurante Pacato

Funcionamento: Quarta – Sexta: 12h às 15h | Quarta – Sábado: 19 às 23h | Sábado – Domingo: 12h às 16h

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2735, Bairro Lourdes

Capacidade: 48 lugares

Reservas: https://pacatobh.com.br/

Instagram: @pacatobh

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments