sábado, março 2, 2024
HomeNoticiasCidadeReencontro: violonista Elias Belmiro faz show de lançamento do seu novo álbum...

Reencontro: violonista Elias Belmiro faz show de lançamento do seu novo álbum no Conservatório UFMG – dia 10/11

O músico capixaba Elias Belmiro se apresenta em Belo Horizonte, no dia 10 de novembro, às 19h30, no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534). O artista realiza show de lançamento do seu álbum Reencontro. O disco foi prensado em vinil em formato LP (Long Play), por meio de crowdfunding  em parceria com o selo capixaba Amigos do Vinil – ES e terá venda exclusiva nos shows.  A distribuição nas plataformas digitais está prevista para o primeiro semestre de  2023.

O repertório traz todas as faixas do disco, compostas por Elias Belmiro, repletas da linguagem do violão solo brasileiro e do Choro, e mais algumas releituras como “Odeon” (Ernesto Nazareth) e três peças de Villa-Lobos, com as quais Elias ganhou reconhecimento mundo afora por executá-las com seu talento singular.  Além de Belo Horizonte, o espetáculo também será apresentado nas cidades de João Pessoa-PB e Vitória-ES. Violinista exímio, Elias Belmiro tem uma longa trajetória como professor  instrumentista, tendo realizado shows em países como Espanha e Inglaterra, além da realização de importantes concertos Brasil afora. A entrada é gratuita.

 

O show é parte do projeto ” Reencontro: Elias Belmiro de Volta aos Palcos”, projeto de circulação premiado no edital 020/2021- Seleção de Projetos de Circulação de Espetáculos Musicais – Funcultura/ES.

 

Sobre Elias Belmiro

Elias Belmiro é um dos maiores nomes da música capixaba e do Brasil. Dono de uma carreira premiada, com mais de trinta anos de atuação em alto nível, quatro discos gravados, shows por todo o País e fora dele, como na França, Espanha e Itália, sendo a maioria dessas apresentações como convidado especial de grandes orquestras. O violonista passou por maus bocados, até se encontrar em situação de rua devido ao alcoolismo, e consequentemente ficar quase uma década sem tocar violão. Com a recuperação humana iniciada em 2018 houve a retomada profissional, marcada com a gravação do disco Reencontro. Elias Belmiro é uma referência de superação que tem potencial de apontar caminhos para quem passa por momentos de dificuldade e de incentivar de forma abrangente as pessoas a se conectarem com as artes, no caso dele, expressando todo o poder transformador da música. O artista chegou a viver em situação de rua e retomou sua trajetória na música após um longo período. Sua história chegou a ser em publicações diversas, inclusive do programa Fantástico (Rede Globo)

 

DISCOGRAFIA

Em 1996 lançou seu primeiro disco, “Villa-Lobos Interpretado Por Elias Belmiro”. O CD, dedicado a Villa-Lobos, foi lançado pela gravadora Kuarup Discos. Pouco tempo depois, três faixas deste disco foram compiladas no CD ” Villa-Lobos” (1998) série “Grandes Compositores” lançada pelos selos  “Abril Coleções”(Brasil) e “Time-Life” (USA), figurando ao lado de grandes nomes do violão mundial, como Julian Bream John Williams. Pela mesma gravadora, lançou o CD “Influências”, em 2000, no qual interpretou “Xodó da Bahia”,”Se ela perguntar”, “Doutor sabe-tudo”, “Magoado” e “Conversa de Baiana”, todas de autoria de Dilermando Reis, e ainda “Choros no 1” e “Mazurca-choro”, ambas de Villa-Lobos. O disco contou ainda com diversas composições de sua autoria, como “Pernambucando”, “Ausência”, “Magoado?”,”Pablito” “Gnatalli samba” e “Mauriciando”.

 

Grava em 2021 um álbum autoral intitulado REENCONTRO, indo do clássico ao popular para registrar em grande estilo sua volta tão esperada. A princípio, o álbum foi lançado exclusivamente em vinil como LP. Em Dezembro do mesmo ano abrilhantou o espetáculo de Natal do Teatro Sesc Glória (Vitória-ES) sendo solista convidado no grandioso concerto de Aranjuez, mais uma vez com a OSES – Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, sob a regência do maestro Helder Trefzger.

 

Apresentações nacionais, internacionais e premiações

 

No currículo estão shows em importantes, com diversas apresentações junto à OSES – Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e circulação em espaços em território nacional, como: Memorial da América Latina (SP); Museu Villa-Lobos (RJ); Teatro de Bolso, Campos (RJ); Teatro Municipal de Juiz de Fora (MG); Teatro Guaíra – Curitiba (PR); Teatro Carlos Gomes – Vitória (ES), entre outros.

 

Fora do país, realizou concertos como solista convidado na Espanha, Inglaterra, França e Alemanha. Elias foi terceiro lugar no Festival Latino-americano de Jovens Concertistas no Concurso Rosa Mística, Curitiba – PR (1990).

 

FICHA TÉCNICA 

 

Elias Belmiro – Violão solo e composições

 

Isadora Dalvi – Violão sete cordas

 

Luccas Martins – Percussão e produção musical

 

Hyeda de Miranda Campos (Participação especial) – Poema e declamação

 

Giulyanna Cipriano – Produção executiva 

 

Mari Miranda – Figurino e assistente de produção 

 

Lôa Produções – Produção Geral

 

Aclive Comunicação e Projetos – Assessoria de Imprensa

 

SERVIÇO

Reencontro: Elias Belmiro de volta aos palcos com novo álbum

Data: 10/11/22 

Horário: 19h30

Local: Conservatório UFMG 

Endereço: Av. Afonso Pena, 1534 – Belo Horizonte/MG.

ENTRADA GRATUITA

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments