quinta-feira, junho 20, 2024
HomeNoticiasEconomiaProjetos de economia criativa são maioria no Inova Mulher

Projetos de economia criativa são maioria no Inova Mulher

O setor foi responsável por 52,98% das propostas apresentadas a Sudene

Recife (PE) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste divulgou o balanço dos projetos encaminhados para o Inova Mulher, com a divisão por setor e estado. A maioria das propostas é da área de economia criativa (52,98%) e o estado que apresentou um maior número de projetos foi Pernambuco (26,86%). Na sequência estão Bahia (14,92%), Ceará (10,44%), Paraíba e Piauí (9,70% cada), Maranhão (8,21%), Minas Gerais e Rio Grande do Norte (7,46% cada), Alagoas (5,97%), Espírito Santo e Sergipe (1,49% cada). Empresas de todos os estados da área de atuação da Sudene enviaram propostas.

Na divisão por setores, economia criativa representou mais da metade dos projetos encaminhados para análise (52,98%), enquanto os outros dois setores praticamente empataram, ficando bioeconomia/biotecnologia com 23,88% e educação com 23,13%. Ao todo, foram 141 projetos inscritos, dos quais sete foram invalidados (por estarem repetidos ou fora do prazo) e 134 estão em processo de análise. Serão selecionadas 51 propostas (cada uma recebendo até R$ 80 mil), sendo obrigatória a contrapartida de, no mínimo, 5% do valor aportado pela Sudene. O apoio financeiro para o Inova Mulher é viabilizado por meio de chamada pública, a ser executada com recursos oriundos de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), percentual destinado ao custeio de atividades em pesquisa e desenvolvimento.

Rafaella Arcila, coordenadora-geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, informa que os próximos passos incluem resultado parcial da etapa 1 (6 de junho, com recurso cabível até o dia 11 do mesmo mês); resultado parcial da etapa 1 (após análise de recurso) no dia 18 de junho; resultado parcial da etapa 2 no dia 10 de julho (com data limite para interposição de recursos no dia 15 do mesmo mês). A divulgação do resultado final está prevista para o dia 22 de julho (com data limite para interposição de recursos até o dia 29 do mesmo mês). Será realizado um evento para a divulgação dos resultados no dia 12 de agosto. Nas fases seguintes haverá a constituição das empresas, entrega da documentação, contratação dos projetos aprovados e o acompanhamento desses projetos por 12 meses (prazo estimado para a execução).

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste está destinando R$ 4 milhões para projetos geridos e liderados por mulheres, por meio do Inova Mulher, com o objetivo de estimular propostas inovadoras para o desenvolvimento social e econômico dos 11 estados da sua área de atuação. O público alvo são mulheres em sua diversidade (cis, trans, travestis, representantes de povos e comunidades tradicionais e originários, pessoas com deficiência – PCDs, negras, de baixa renda, idosas). O Inova Mulher visa fortalecer a participação feminina no ambiente de negócios, impulsionando a liderança feminina em empresas de tecnologia, combatendo a disparidade de gênero no mercado de tecnologia e gerando novas oportunidades para mulheres empreendedoras.

Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, “o Inova Mulher é um passo importante dado pela Sudene rumo à equidade de gênero, fortalecendo a participação feminina no ambiente de negócios”. Criar instrumentos para oferecer oportunidades de afirmação do empreendedorismo feminino é uma das ações da Sudene que integra o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste PRDNE), que norteia a atuação da Autarquia em seus estados de abrangência.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments