Após dois anos de pausa devido à pandemia de Covid-19, o Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino MG retomará suas atividades itinerantes. Nos próximos dias, o Instituto Fernando Sabino levará educação e cultura para o interior de Minas Gerais. As próximas paradas serão as cidades de Paulistas, Sabinópolis, Igarapé e Mateus Leme.
Em seus 15 anos de trajetória, com mais de 90 edições realizadas, o Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino MG envolveu cerca de 800 mil alunos de escolas estaduais e municipais. O objetivo central é incentivar a leitura em prol da cultura. Em cada edição, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Logo após esta etapa é montada uma exposição sobre a vida e a obra de Fernando Sabino, que acontece simultaneamente com as atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula.
Por onde passa, o projeto doa coleções de livros e filmes para instituições públicas, além de distribuir exemplares de revistas com obras do escritor para todo o aluno participante.
Encontro Marcado MG
Nesta fase, que se inicia no dia 21 de fevereiro, será realizado um workshop para apresentar aos pedagogos, agentes culturais, autoridades locais, patrocinadores e o público em geral os diferenciais do projeto. Haverá ainda a exibição de um documentário sobre a história de Sabino.
O evento também contará com uma apresentação do Grupo Teatral Fragmentos. A esquete traz de forma dinâmica e lúdica, uma contação de histórias sobre Fernando Sabino, o olhar de alguns dos personagens, passando pela biografia do escritor e suas maiores obras.
De acordo com o filho de Fernando Sabino e presidente do Instituto, Bernardo Sabino, o objetivo central do projeto é incentivar a leitura, além de aproximar os estudantes da cultura mineira e da história do escritor. “Durante quatro meses, as escolas desenvolvem pesquisas, trabalhos, em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Esta metodologia cria um grande envolvimento dos participantes (pedagogos, alunos e suas famílias), mobiliza a comunidade, disseminando a mensagem de incentivo à leitura e à escrita. A ideia é promover a interação em grupo, além de identificar vocações e reforçar a autoestima das crianças”, pontua.
Para o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, a exposição reforça a importância da arte e da cultura para fortalecer a formação educacional das pessoas. “A educação não pode ser só uma educação instrumental. Ela deve ir além da matemática, português, geografia, história e ciências. É muito mais que isso. Afinal, só a leitura desenvolve a capacidade crítica e de abstração das pessoas. Todas as artes são importantes, mas acredito que a leitura é uma arte insubstituível”, ressalta.
O Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino MG é realizado pelo Instituto Ondular e Instituto Fernando Sabino, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, e tem o patrocínio das empresas Cenibra e Usiminas.
Programação:
Paulistas
Data – 21/02
Local – Escola Municipal Dona Otília Vitalina de Queiroz, situada na rua São Francisco, S/N
Horário – 17h
Atrações
-Abertura com apresentação do Grupo Teatral Fragmentos
-Presença de autoridades e patrocinadores
-Workshop com Bernardo Sabino
-Exibição de documentário
Sabinópolis
Data – 23/02
Local – Escola Municipal Pingo de Gente, localizada na Praça Monsenhor Amantino, número 42, bairro Centro.
Horário: 17h
Atrações
-Presença de autoridades e patrocinadores
-Workshop com Bernardo Sabino
-Exibição de documentário
-Apresentação do Grupo teatral Fragmentos
24/02 – Apresentação Banda Charanga Pop
Local – vários locais da cidade
Horário – à partir das 14h