sábado, julho 5, 2025
HomeAgência Grupo ConteúdoBrasilPlástica X Mercado: as redes sociais e a qualidade dos procedimentos cirúrgicos

Plástica X Mercado: as redes sociais e a qualidade dos procedimentos cirúrgicos

Especialista alerta sobre os riscos de aderir a novas técnicas sem comprovação científica

Diante da enorme concorrência e das contratações das mídias sociais profissionalizadas, bons cirurgiões estão sendo obrigados a serem coniventes com procedimentos que trazem um péssimo custo-benefício ou risco-benefício ao paciente, apenas para não “ficarem para trás” nas redes sociais.

O cirurgião plástico Rodrigo Credidio explica que “quando um colega tem um número considerável de curtidas frente a uma pseudo-novidade, todos os contratantes de empresas de marketing orientam os médicos a fazer igual para acompanhar as ‘novidades’.”

Para não ficarem “para trás”, muitos médicos “blogueiros” aderem às “novas técnicas” e as apresentam com propriedade e experiência, mesmo sem garantias de relevância ou segurança. Rodrigo Credidio alerta sobre essa prática: “É praticamente um delírio coletivo e o paciente acaba cobrando do médico tais técnicas, acreditando que são seguras e eficazes apenas porque estão em alta nas redes sociais.”

Segurança em primeiro lugar

A boa cirurgia plástica deve proporcionar bons resultados com um bom custo e risco-benefício. O cirurgião explica que a verdadeira inovação na medicina deve ser baseada em evidências científicas robustas e não em tendências de redes sociais. “É essencial que os pacientes sejam bem informados e não se deixem levar por modismos sem fundamento”, destaca.

Os pacientes precisam estar atentos para não pagar mais e levar menos. Além disso, é crucial que tanto médicos quanto pacientes mantenham um olhar crítico e priorizem a segurança e a eficácia comprovada dos procedimentos. “A ética na medicina não pode ser comprometida pelas demandas de popularidade nas mídias sociais”,  conclui Rodrigo Credidio.

Fonte: Rodrigo Credidio, médico cirurgião geral, cirurgião plástico, CEO da Clínica Credidio Cirurgia Plástica e Nutrologia – @drrodrigocredidio.

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Felipe de Jesus
Felipe de Jesus
Biografia: admirador da área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2008 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | T.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 (Registro Profissional no MTE). Cursa o Bacharelado em Farmácia pela UniFECAF e faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments