O Instituto Cabra, associação sediada em Casa Branca, povoado localizado em Brumadinho (MG), é a instituição selecionada na edição 2022 do edital “Ideias para um Mundo Melhor”, iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, que busca incentivar e fortalecer projetos sociais de organizações sem fins lucrativos atuantes em prol do desenvolvimento sustentável. O apoio será destinado à ampliação do projeto Confio Atelier, que ensina técnicas de tecelagem para reaproveitamento de material plástico no município.
O projeto apresentado pelo Instituto Cabra vai trabalhar a conscientização da comunidade sobre o descarte, o consumo e o reaproveitamento de materiais, aproveitando o início da coleta seletiva em Brumadinho. “A proposta, neste momento, é debater nossa vivência com o lixo, a coleta seletiva e o consumo desenfreado. O meio ambiente é uma temática forte na região e nosso desejo é transformar o território em um espaço mais conectado à arte e à cultura com um objetivo regenerador”, conta Thais Mol, conselheira fiscal do Instituto. A iniciativa já é realizada com mulheres carentes do bairro Córrego do Feijão há três anos.
A ideia agora é instalar uma unidade criativa, denominada “Plástico Fantástico”, para ensinar técnicas de reciclagem aos adolescentes de escolas públicas. “Essa é a herança que o projeto vai deixar na comunidade. Vamos levar um formato que aproxime os adolescentes dessas mudanças; eles são agentes potentes na transformação”, declara Thais. Com o aporte da Coca-Cola FEMSA Brasil, a organização prevê capacitar mais de 200 alunos, com idades entre 12 e 16 anos. Os trabalhos, realizados em três oficinas com temas variados, serão exibidos em mostras nas escolas.
“Neste ano, tivemos inscrições de excelentes projetos e não foi uma tarefa fácil selecionar apenas um. Acreditamos que o Instituto Cabra vai trazer um impacto positivo para o desenvolvimento no ambiente escolar da comunidade, que é um dos pilares da nossa empresa, gerar impacto socioambiental”, afirma Camila Amaral, vice-presidente jurídica e de assuntos corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.
A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), realizado pela fábrica da empresa em Itabirito. O projeto escolhido vai receber aporte de R$ 50 mil e deve ser desenvolvido em um prazo de 12 meses. Em seis anos de atividades, o edital “Ideias para um Mundo Melhor” já impactou positivamente mais de 6,4 mil pessoas em Minas Gerais por intermédio dos projetos selecionados.