sábado, março 2, 2024
HomeNoticiasEstadoCemig substitui lâmpadas de clientes baixa renda na RMBH

Cemig substitui lâmpadas de clientes baixa renda na RMBH

Iniciativa busca conscientizar moradores sobre importância do consumo consciente de energia elétrica; beneficiários podem economizar na conta de luz

Com o objetivo de oferecer mais oportunidades de economia e conscientizar a população, a Cemig está realizando milhares de visitas de eficiência energética na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O Cemig nas Comunidades, como é chamado, consiste na substituição de lâmpadas de alto consumo por outras de LED. Mais econômicas, elas proporcionam aos moradores e clientes de baixa renda a redução do desperdício de energia e consequente redução da fatura de energia elétrica.

Neste momento, a iniciativa está concentrada nos municípios de Contagem, Esmeraldas, Santa Luzia e Nova Lima, onde os moradores são beneficiados com a troca gratuita de até cinco lâmpadas. Contudo, de acordo com o analista de sustentabilidade e eficiência energética da Cemig e coordenador do projeto, William Brandão, o ponto central da ação está na disseminação do conhecimento sobre economia de energia e segurança durante a visita.

“Os nossos profissionais mostram aos clientes que dicas simples incorporadas ao dia a dia podem fazer muita diferença no orçamento familiar. A substituição das lâmpadas é uma dessas formas. Mas os moradores também entendem como hábitos conscientes interferem diretamente na fatura de energia elétrica. É o caso daquela velha dica de apagar a luz ao sair do ambiente ou aproveitar a luz do sol durante o dia”, explica Brandão.

As dicas também se estendem a outros equipamentos da casa. De acordo com Brandão, os moradores são orientados a manter a borracha da geladeira em bom estado de conservação, já que, do contrário, há vazamento do ar frio para o ambiente externo. Como resultado, mais energia elétrica é consumida para o resfriamento interno. No caso do chuveiro elétrico, um dos vilões do consumo, a orientação é mantê-lo em posição verão nos dias mais quentes e evitar banhos demorados, sem necessidade.

Além disso, vale ressaltar que as equipes orientam sobre outros serviços, como é o caso da Tarifa Social de Energia Elétrica, voltada aos clientes de baixa renda para que os moradores possam atualizar o cadastro junto à Cemig. Para evitar golpes ou que o projeto Cemig nas Comunidades seja confundido pela população, o coordenador também faz um alerta: “os profissionais sempre estarão uniformizados, com crachá de identificação e em nenhuma hipótese pedirão dados de contas bancárias. O projeto é gratuito e os clientes podem consultar o site para ver o andamento do projeto em cada comunidade”, destaca.

Programa de Eficiência Energética

O Cemig nas Comunidades faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que busca promover o uso sustentável da energia elétrica e melhorias na qualidade de vida dos mineiros.

Desde o início do Programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas (hospitais e escolas, por exemplo) de atendimento à sociedade.

Até o momento, moradores de mais de 745 municípios localizados na área de concessão da Cemig já foram alcançados. Entre 2008 e 2022, o valor investido ultrapassa a ordem de R$ 740 milhões, com uma aproximação da marca de R$ 1 bilhão.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments