terça-feira, julho 23, 2024
HomeEntretenimentoOratórios no Museu de Sant`Ana

Oratórios no Museu de Sant`Ana

exposição “Objetos de Fé Afro-brasileiros” segue em cartaz no foyer do Museu de Sant’Ana, em Tiradentes (MG), com entrada gratuita, até o dia 10 de janeiro de 2022. São dezenas de oratórios do período colonial que revelam a sinergia entre o barroco e a influência europeia que o acompanhou no Brasil, e o devocionário africano, produzidos com os mais diversos materiais e técnicas. A curadoria é de Angela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, que faz a gestão do Museu Sant’Ana. A exposição traz peças que estiveram onipresentes no espaço colonial, nas casas, na algibeira, na mina e na senzala, fundindo fé e cultura. Produzidos nos mais diversos materiais e técnicas, os oratórios são originários de Minas Gerais e do Nordeste do Brasil, alguns com apenas 5 centímetros e outros que chegam a quase 2,5 metros de altura.

Entre os oratórios em exposição está o Oratório Bala miniatura, datado do século XIX, em madeira recortada e entalhada, em policromia, de 7cm x 9cm x3,5, que traz a Sagrada Família, o Menino Deus com Maria e José. O outro, o Oratório de Esmoler (portátil), em terracota pintada, datado do século XIX, de 28cmx19,5cmx7,5com, traz o Menino Deus.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments