domingo, março 3, 2024
HomeEntretenimentoMuquifu promove roda de memória sobre a construção do morro e oficinas...

Muquifu promove roda de memória sobre a construção do morro e oficinas de plantas medicinais

Essas atividades fazem parte do Circuito Anual Muquifu, que segue com outras programações até abril de 2023

No dia 3 de setembro, o Museu de Quilombos e Favelas Urbanos, no Aglomerado Santa Lúcia, promove o “Chá com Prosa: Território e Luta” através da roda de conversa “Direito à moradia” e da roda de memória “Da Construção do Morro ao Chá da Dona Jovem”. Além disso, o mês será dedicado aos saberes sobre plantas medicinais com oficinas gratuitas dentro do tema, fazendo um resgate do Jardim Dona Wanda.

Serão três oficinas, nas quais as temáticas que dialogam com a proposta da instituição, e sua história: “Identificação, propriedades medicinais e uso culinário de plantas comuns”; “Cultivo ecológico de plantas medicinais e temperos” e “Colheita, secagem e preparo de chás”. O Jardim Dona Wanda é um espaço localizado na parte de trás da Igreja das Santas Pretas, inaugurado em 2014, e recebeu este nome em homenagem à mãe do atual curador do museu, Padre Mauro Luiz da Silva, conhecida como “A Senhora do Jardim”.

“É costume das senhoras que participam das atividades religiosas na igreja preparar e oferecer um chá de ervas colhidas no próprio jardim do museu, no Jardim Dona Wanda. E esse local está ligado a toda construção do morro. É caminho que os participantes da roda de memória e das oficinas são convidados a trilhar e fazer reflexões”, comenta um dos coordenadores do Museu, Alexsandro Trigger.

Essas atividades fazem parte do Circuito Anual Muquifu, que segue com outras programações até abril de 2023. O Museu, e espaços parceiros, recebem diversas atividades formativas de diferentes temáticas. Toda programação é gratuita, e cada mês será destinado a uma área de conhecimento. Todas as atividades resultam em uma exposição de curta duração no mês subsequente.

O formulário para inscrições, bem como a programação completa, são divulgados pelas redes sociais do Museu. O projeto Circuito Anual Muquifu é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

SERVIÇO

Chá com Prosa: Território e Luta

03/09, das 14h às 17h

Roda de Conversa: “Direito à moradia”.

Roda de memória: “Da Construção do Morro ao Chá da Dona Jovem”.

Oficina de Plantas Medicinais, com Ana Cimbleris Alkmim

Inscrições: de 23 de agosto a 3 de setembro pelo link https://bit.ly/oficinadeplantas

Resultado das inscrições: 7 de setembro de 2022

Data e horário das oficinas:

10 de setembro, às 14h

Identificação, propriedades medicinais e uso culinário de plantas comuns.

17 de setembro, às 14h

Cultivo ecológico de plantas medicinais e temperos.

18 de setembro, às 9h

Colheita, secagem e preparo de chás.

Local: Muquifu (Rua Santo Antônio do Monte, 708, Vila Estrela/Santo Antônio)

Sobre o Muquifu

O Muquifu – Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos tem como vocação garantir o reconhecimento e a salvaguarda das memórias das vilas do Morro do Papagaio: lugar não apenas de sofrimento e de privações, mas, também, de memória coletiva digna de ser cuidada. A instituição, fundada em 20/11/2012, reúne como acervo fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos de Belo Horizonte e Minas Gerais.

Nestes 10 anos de existência o Muquifu se tornou palco de lançamentos de livros, exibições de filmes, seminários, exposições nacionais e internacionais. Desde 2018, passou a integrar o Circuito de Museus – Território Negro – da Prefeitura de Belo Horizonte, sendo visitado por dezenas de escolas. Também são recorrentes projetos junto a cursos universitários, trazendo ao museu alunos da PUC Minas, UEMG, UFMG, UNI BH entre outras. A instituição já participou de palestras e mostras na Colômbia, Itália, França e Alemanha.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments