quinta-feira, junho 20, 2024
HomeEntretenimentoLeme-SP receberá espetáculo Balaio Popular do Grupontapé

Leme-SP receberá espetáculo Balaio Popular do Grupontapé

Apresentação gratuita acontecerá, no dia 12 de maio, no evento "Banda na Praça", no Dia das Mães

A cultura popular, com uma pitada de humor e brincadeiras, será levada à cidade de Leme-SP, pelo grupo de teatro de Uberlândia-MG, Grupontapé. A trupe se apresentará no evento ‘Banda no Bairro’, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e a Prefeitura Municipal, no dia 12 de maio, na Praça Primeiro de Maio, às 19h.

Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte (MG), grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. É um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade, com enfoque principalmente no universo mineiro.

A peça tem duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena,  acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico, e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

‘O espetáculo é gratuito e é uma forma de democratizarmos o teatro e fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso à arte e cultura’, comenta a diretora do Grupontapé e coordenadora do projeto, Kátia Bizinotto.

Apresentação faz parte do projeto ‘De Ponta a Ponta’

A apresentação do espetáculo faz parte do projeto ‘De Ponta a Ponta’, do Grupontapé, que inclui também oficinas de capacitação e palestras profissionais.

No todo, o projeto visa apresentar como a arte, a cultura de maneira geral e o teatro de forma específica, proporcionam o desenvolvimento humano, social e econômico. Isso acontece por meio de um conjunto de atrações de entretenimento e de formação conectadas conceitualmente entre elas.

Segundo Katia Bizinotto, essas atrações proporcionam ao público a reflexão sobre a própria identidade e condição humana. ‘Além disso, levam ao público das atividades formativas estímulos que os induzam a uma melhoria da performance, com objetivo de atingir melhores resultados, seja em aspectos artísticos ou em quaisquer outras dimensões da vida.’

Parcerias

Em Leme o projeto tem patrocínio da TS TECH do Brasil, além de empresas de outras cidades de São Paulo e Minas Gerais, como Tegma Gestão Logística, Verde Urbanismo, Lunar e Planalto Ovos. Também conta com apoio local da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal.

Para a gerente de RH da TS TECH, Amanda Tanabe, é sempre “um prazer apoiar ações culturais”.

Serviço:
O quê: Espetáculo Balaio Popular
Quando: 12 de maio de 2024, às 19 horas
Onde: Praça Primeiro de Maio – Rua Wladmir de Moraes – Jardim Bonsucesso – Leme-SP
Entrada gratuita

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments