segunda-feira, fevereiro 26, 2024
HomeNoticiasGeraisInstituto Cervantes promove “Dia do Cinema Espanhol” no Cine Santa Tereza, com...

Instituto Cervantes promove “Dia do Cinema Espanhol” no Cine Santa Tereza, com entrada gratuita

O filme selecionado foi “Embrujo”, dirigido por Carlos Serrano de Osma e protagonizado por Lola Flores e Manolo Caracol

O Instituto Cervantes, com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura promovem, no dia 6 de outubro, a 3ª edição do “Dia do Cinema Espanhol”, que homenageia e recorda o patrimônio cinematográfico espanhol por meio da recuperação de obras importantes, apresentando filmes de destaque. Este ano, o filme selecionado foi “Embrujo, dirigido por Carlos Serrano de Osma e protagonizado por Lola Flores e Manolo Caracol, duas estrelas incontestáveis da música e dança flamencas. Com entrada gratuita, a sessão será às 19h, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte – MG).

O filme, de 1947, é uma raridade na qual a expressão mais revolucionária do flamenco em palco se cruza com um cinema de pretensões inovadoras e pioneiras que, como era de esperar, teve uma receção difícil entre o público da época, cujas expectativas se dirigiam para um cinema mais convencional. Com produção e proposta estética diferentes do cinema espanhol do momento, o filme dialogava com a visualidade do expressionismo cinematográfico através de uma encenação e montagem que se situavam no melhor cinema europeu de vanguarda do início do século XX.

Embrujo é uma joia cinematográfica e um pulso sobre um momento em que uma das raízes folclóricas mais quentes do século XX – o flamenco – conseguiu expressar-se através do meio predominante da época – o cinema”, comenta o diretor do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Eduardo Maura.

A exibição da obra serve também para celebrar o centenário do nascimento de Lola Flores, que depois desse filme teve uma carreira acelerada no cinema popular espanhol e em vários espetáculos de teatro e, mais tarde, de televisão, até se tornar um verdadeiro mito da cultura espanhola.

Dia do Cinema Espanhol – Exibição do filme “Embrujo” – Carlos Serrano de Osma | Espanha | Drama | 1947 | 80 min

Classificação indicativa: 14 anos

Data: 6 de outubro

Horário: 19h

Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte – MG)

Entrada gratuita (Retirada de ingressos na bilheteria do Cine Santa Tereza, meia hora antes da sessão

Mais informações: belohorizonte.cervantes.es

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments