quarta-feira, junho 12, 2024
HomeNoticiasEmpresasEmpresas de Minas Gerais podem participar de premiação ESG

Empresas de Minas Gerais podem participar de premiação ESG

Prêmio reconhece projetos relevantes de empresas mineiras em suas práticas socioambientais e de governança

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do prêmio “Destaque ESG – IBEF Minas Gerais”, iniciativa do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG), que reconhece e incentiva o investimento em práticas sustentáveis e de questões ambientais, sociais e de governança nas empresas mineiras. Para se inscrever, os interessados devem enviar, até 20 de outubro, documento com apresentação do projeto e materiais de apoio para os e-mails ibefminas@ibefminas.com.br e rubem.saizano@pwc.com. O regulamento está disponível em https://ibefminas.com.br/2022/10/04/regulamento-do-premio-destaque-esg-ibef-minas-gerais.

Os projetos inscritos serão julgados por uma comissão avaliadora criada pelo IBEF-MG e a consolidação dos votos será realizada pela PwC Brasil. Os critérios levarão em conta os seguintes aspectos: alinhamentos aos propósitos de negócios, papel de liderança na cadeia e no mercado de atuação, abrangência, relevância, impacto e aderência com as prioridades da função de finanças.

O Prêmio Destaque ESG integra o Projeto Nacional IBEF Verde, iniciativa baseada em nove pilares que representam a mudança de visão do mercado sobre sustentabilidade em finanças. A empresa vencedora será anunciada durante o prêmio “O Equilibrista”, promovido pelo IBEF Minas Gerais para reconhecer grandes talentos no mundo financeiro.

Os investimentos com foco em ESG têm fomentado um movimento de mudança nas empresas, o que repercute em todas as dimensões dos negócios, inclusive na área financeira. “A participação do executivo de finanças nas pautas ESG é cada vez mais relevante. Essa premiação é uma forma de destacar boas práticas e incentivar uma postura ativa desses profissionais na promoção da agenda ESG”, destaca Fábio Abreu, sócio da PwC Brasil e vice-presidente executivo do IBEF Minas Gerais.

ESG na agenda dos executivos de finanças
As práticas e indicadores ESG entraram de vez na agenda dos executivos de finanças (CFOs), conforme revela estudo conduzido pelo IBEF e a PwC Brasil. A pesquisa aponta que 78% dos executivos da área consideram as ameaças climáticas relevantes ou muito relevantes para o sucesso dos negócios. O estudo também aponta que apenas 23% dos CFOs indicam que suas organizações possuem um processo maduro para medição dos temas socioambientais.

O levantamento ainda indica uma desconexão entre a agenda ESG e as prioridades estratégicas dos negócios. Somente 33% dos executivos de finanças afirmam que suas empresas têm algum tipo de compromisso formal. Mais de 60% dos entrevistados também declararam não ter indicadores de sustentabilidade claros e harmonizados com os padrões internacionais em suas organizações.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments