Home Minas Gerais Festival Fartura Gastronomia Nova Lima traz intensa programação artística, com atrações...

Festival Fartura Gastronomia Nova Lima traz intensa programação artística, com atrações como Aline Calixto e Thiago Delegado

Nos dias 29 e 30 de junho, evento ocupa a Lagoa dos Ingleses com o tema “Beira d’Água”

0
46

DelegasCia – Divulgação Fartura.

 

No entorno da Lagoa dos Ingleses, dia 29 e 30 de junho, ocorre a segunda edição do Festival Fartura Gastronomia Nova Lima. O cenário ambienta bem o tema, “Beira d’Água”, que busca dar destaque aos ingredientes das águas. Reunindo grandes nomes da gastronomia mineira e nacional, o evento ainda traz a curadoria musical cuidadosa pelo qual é reconhecido. Tem espaço para rock, jazz, samba e música instrumental, com nomes como Thiago Delegado e Aline Calixto.

 

O primeiro dia se inicia com programação dedicada às crianças, com o projeto infantil do compositor e violonista Thiago Delegado Sambaby. Mais tarde, o Charanga Pop chega ao evento com o som dos metais. O grupo é liderado pelo trompetista João Vianna, que já dividiu o palco com Skank e outros grandes artistas, como Pepeu Gomes. A programação de sábado segue com a Orquestra de Câmara Sesc, projeto com mais de 10 anos de existência, formado por crianças e adolescentes.

 

Com inspiração na era das “big bands” dos mestres Louis Armstrong, Duke Ellington e Benny Goodman, o grupo Charrete Jazz Band começa a trazer a força do jazz ao festival. Ainda haverá o encontro entre referências da música instrumental: a clarinetista Thamiris Cunha e a violonista Bia Nascimento. Mestre no violão sete cordas, Thiago Delegado encerra a programação do dia, trazendo sua discografia de peso, com muito choro, samba e jazz.

 

O domingo traz ao público o som da flauta de Marcela Nunes. Mais tarde, também dedicado ao Jazz, o bloco de carnaval de Belo Horizonte Magnólia mistura sopros e percussões. O grupo de música instrumental latina Mambo Jazz, celebra ícones como Chucho Valdés, Frank Emilio e Toninho Horta em um repertório diverso. Diretamente de São Paulo, a banda No Stress, com cerca de 17 anos de história, passeia por diversas décadas do rock, com releituras eletrizantes.

 

Um grande nome do samba em Minas Gerais, Aline Calixto sobe ao palco para manter a alegria e o astral lá em cima. Quem fecha a programação musical é a banda mineira Maurinho e os Mauditos, o projeto paralelo de Maurinho Nastácia, integrante da banda Tianástacia. E para manter a boa música sempre presente, DJ Aída traz aos dois dias um repertório variado.

 

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

 

O evento traz chefs renomados de outros estados, como Dario Costa, Gerônimo Athuel, Claudia Krauspenhar e Helvecio Maciel, especialistas em trabalhar com ingredientes das águas, enquanto segue com a tradição de celebrar a gastronomia mineira, com nomes como Bruna Martins, Sofia Marinho, Isabela Rochinha e Caio Soter, Pedro Barbosa e Samira Lyrio. Além da diversidade de pratos servidos ao longo do dia, aulas e a Mercearia Fartura complementam a programação.

 

A curadoria traz chefs nacionais que se destacam no tema “Beira d’Água”. Entre eles, Dario Costa, campeão da segunda edição do Mestre do Sabor, reality gastronômico da Rede Globo e ex-participante do Masterchef, da Band. “Não temos salmão” – este é o lema de um dos seus cinco restaurantes, o Paru, localizado em Santos (SP). O chef paulistano é reconhecido por valorizar os pescados nacionais e regionais, pouco explorados na gastronomia. Quem também se dedica a esse propósito é Helvecio Maciel, do Mato Grosso, chef amante da grelha e do fogo, que traz ao festival um símbolo dos rios brasileiros: o Pirarucu.

 

Gerônimo Athuel vem de uma das cidades litorâneas mais famosas do país para integrar os espaços Cozinha ao Vivo e Brasa e Lenha. No Rio de Janeiro, seu restaurante Ocyá estreou no seleto grupo dos melhores restaurantes da América Latina, da The World’s 50 Best Restaurants. E fechando o time de chefs de outros estados, Claudia Krauspenhar traz as riquezas do litoral do Paraná, com o trabalho que realiza no K.sa Restaurante, melhor restaurante do Sul do país pela Prazeres da Mesa 2023.

 

E, claro, a gastronomia mineira estará bem representada. Entre outras referências em Minas Gerais, estará o chef português Cristóvão Laruça, no espaço Brasa e Lenha, que comanda três restaurantes de prestígio na capital mineira, entre eles, o Turi, especializado em brasa. Um dos melhores restaurantes mineiros do Brasil, segundo a Casual Exame deste ano, também estará presente: o Florestal, da chef Bruna Martins. Também premiado pela Casual Exame como um dos melhores bares da cidade, o Pirex, com a comida de estufa preparada por Caio Soter e Isabela Rochinha. O novíssimo Uaiê Sorvetes, traz as invenções de Pedro Barbosa, entre outros.

 

ESPAÇOS GASTRONÔMICOS

 

No Espaço Restaurantes, serão servidos pratos durante todo o dia por uma curadoria de restaurantes que se destacam na capital mineira. Estarão presentes:

  • Marcelo Alcici, do Alcici Cozinha Árabe;

  • Naiara Faria, do La Palma;

  • Yves Saraiva, do Odoyá Cozinha;

  • Isabela Rochinha e Caio Soter, do Bar Pirex;

  • Bruna Martis, do Birosca e Florestal;

  • Pedro Barbosa, do Uaiê Sorvetes;

  • Pedro Guimarães, do Ancora por Un’Altra Volta;

 

O público ainda pode conferir de perto chefs preparando pratos especiais no Cozinha ao Vivo. Estão confirmados:

  • Claudia Krauspenhar, do K.sa Restaurante, de Curitiba (PR)

  • Sofia Marinho, do A Cozinha de Sofia, de Belo Horizonte

  • Gerônimo Athuel, do Ocyá, do Rio de Janeiro (RJ)

  • Mesa Brasil

  • Dario Costa, chef e proprietário dos restaurantes Paru e Madê, em Santos (SP); Deus Ex Machina Brasil e Churrascada do Mar, em São Paulo (SP), além do Benedita, em Fernando de Noronha (PE).

  • Samira Lyrio, Nada Contra, de Belo Horizonte (MG),

  • Cozinha ao vivo senac

 

Já no espaço Brasa e Lenha, o público também pode acompanhar os preparos ao vivo, a diferença é o foco nos pratos feitos na brasa, sendo liberados direto do fogo para apreciação do público. Além de Dario Costa, Sofia Marinho, Claudia Krauspenhar e Gerônimo Athuel, estarão presentes:

  • Helvecio Maciel, especialista em peixes nativos do Brasil;

  • Cristóvão Laruça, chef proprietário dos restaurantes Turi, Caravela e Mitra, em Belo Horizonte (MG).

 

Produtos mineiros diversos também são comercializados no Mercearia Fartura por estabelecimentos de diferentes locais: Lagoa Santa, Brumadinho, Nova Lima, Belo Horizonte e Ritápolis. Entre eles, mel, sucos, azeites saborizados, carnes defumadas, embutidos e maturados.

 

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.

 

SERVIÇO

Festival Fartura Gastronomia Nova Lima

Dias 29 e 30 de junho

Horários: sábado, 11h às 22h

domingo, 11h às 20h

Local: Espaço CSul – Lagoa dos Ingleses

Acesso gratuito

 

Programação artística:

Sábado, 29 de junho

11h – DJ Aída

13h30 – Sambaby

14h30 – DJ Aída – Charanga Pop

15h30 – Orquestra de Câmara Sesc

16h30 – Charrete Jazz Band

17h30 – Thamiris Cunha e Bia Nascimento

21h – Thiago Delegado

 

Domingo, 30 de junho

11h – DJ Aída

11h30 – Marcela Nunes

12h30 – Bloco Magnólia

13h30 – Mambo Jazz

15h30 – No Stress

17h – Aline Calixto

19h – Maurinho e os Mauditos

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here