quinta-feira, maio 23, 2024
HomeNoticiasCulturaFérias na Casa Fiat de Cultura - Exposições, ateliê e passeio pela...

Férias na Casa Fiat de Cultura – Exposições, ateliê e passeio pela Praça da Liberdade integram a programação, que é gratuita e para todas as idades

Exposições, ateliê aberto e passeio pela Praça da Liberdade integram a programação, que é gratuita e aberta para todas as idades

Durante o mês de janeiro, a Casa Fiat de Cultura oferece uma programação especial para toda a família. O público terá a oportunidade de visitar as exposições “EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo” “Fundação”, participar do ateliê aberto de férias “Imaginários fantasiosos: personagens, figurino e arte” e do Passeio pela História, além de conhecer o painel Civilização Mineira (1959), de Candido Portinari, que fica no hall principal da instituição. A Casa Fiat de Cultura fica aberta na terça-feira, das 10h às 21h; de quarta a sexta-feira, das 10h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Toda programação é gratuita. 

Até 29 de janeiro, a artista Ana Hortides apresenta a mostra “Fundação”, na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. O trabalho da artista se desenvolve com objetos de uso cotidiano e, a partir deles, ela discute questões relacionadas ao habitar, ao íntimo e à construção da identidade. Ana Hortides usa barras de sabão de coco para a construção escultórica, o capacho como suporte para a pintura, o piso cerâmico em caquinhos que ora se coloca como capacho, ora como objeto, o concreto que se molda escultura e o piso vermelhão e de cimento queimado que se transpõem para a tela. Nas 12 obras em exposição, entre esculturas, pintura e videoarte, esses materiais deslocam-se de sua função primária e se movem ideologicamente para a construção de uma carga conceitual e simbólica.

Já a exposição “EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo”, com curadoria de Ricardo Ribenboim e Rachel Vallego, pode ser vista até o dia 12 de fevereiro. O acervo reúne obras, reproduções e referências estéticas de nomes como Tarsila do Amaral, Hélio Oiticica, Flávio de Carvalho, Ronaldo Fraga, Arthur Bispo do Rosário, Nazareth Pacheco, Lyz Parayzo, Claudia Andujar, entre outros artistas que se apropriam dos tecidos como composição de suas tramas poéticas. A singularidade das criações – que atravessam um século de produção artística – dialogam com temáticas tais como questões de gênero, etnia, sustentabilidade e identidade cultural, temas essenciais para a compreensão e construção de nosso tempo.

Em diálogo com a mostra “EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo”, o ateliê aberto de férias “Imaginários fantasiosos: personagens, figurino e arte” conduzirá os participantes às sutilezas dos imaginários, dos desejos, aspirações e fantasias. As atividades serão realizadas entre os dias 11 e 29 de janeiro, de quarta a domingo, das 10h30 às 12h, e das 15h às 17h. A partir da experiência do lúdico no criar e no vestir personagens, o público poderá produzir figurinos para universos fantasiosos, inspirados em obras como “Costura do invisível” (2004), de Jum Nakao (com roupas feitas de papel), e em figurinos de peças de teatro e de balé desenhados pelos artistas Leonilson, Vicente do Rego Monteiro e Flávio de Carvalho. Tecidos, papéis, linhas, fitas, botões, colagens, sobreposições, dobraduras construídas sobre figuras e moldes intercambiáveis serão usados para tais criações.

No dia 14 de janeiro, das 10h30 às 12h30, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura guiará o público em uma visita à Praça da Liberdade, abordando dados históricos, arquitetônicos e patrimoniais. O Passeio pela História terá início no Palácio dos Despachos,  onde hoje funciona a Casa Fiat de Cultura e onde está o painel Civilização Mineira (1959), de Candido Portinari, levantando aspectos estéticos e temáticos da obra. Durante o percurso, o grupo passará pela Praça da Liberdade, pelos jardins do Palácio da Liberdade, edifício inaugurado em 1897 para ser a sede administrativa e a residência oficial dos governadores de Minas Gerais, e pela Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura. Para participar é necessário inscrição pela Sympla [bit.ly/passeiodejaneiro].

painel Civilização Mineira (1959), de Candido Portinariem exposição permanente no hall principal da Casa Fiat de Cultura, também poderá ser visitado durante as férias. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel do artista em Minas Gerais e retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 16 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 580 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Exposição “Fundação”, de Ana Hortides, na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Até 29 de janeiro de 2023
Visitação presencial: terça-feira, das 10h às 21h; quarta a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Tour virtual no site: https://www.casafiatdecultura.com.br/evento/fundacao-na-piccola-galleria/tour-virtual/

Exposição “EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo na Casa Fiat de Cultura”
Até 12 de fevereiro de 2023
Visitação presencial: terça-feira, das 10h às 21h; quarta a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Tour virtual no site: https://www.casafiatdecultura.com.br/evento/entrepanos-rupturas-do-moderno-e-contemporaneo/tour-virtual/

Ateliê aberto de férias “Imaginários fantasiosos: personagens, figurino e arte”
11 a 29 de janeiro de 2023
Quarta a domingo, das 10h30 às 12h, e das 15h às 17h
A atividade é aberta para todos e menores de 12 anos devem estar acompanhados por um responsável
Recomenda-se o uso de roupas adequadas à atividade prática
Espaço sujeito a lotação

Passeio pela História
14 de janeiro de 2023, das 10h30 às 12h30
Ponto de encontro com o público: às 10h, no hall principal da  Casa Fiat de Cultura
Inscrições pela Sympla [bit.ly/passeiodejaneiro]

Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento
Terça-feira, das 10h às 21h
Quarta a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments