sábado, maio 18, 2024
HomeNoticiasFala Papai promove palestra sobre Racismo em escola da rede privada, em...

Fala Papai promove palestra sobre Racismo em escola da rede privada, em Belo Horizonte

A iniciativa tem como objetivo promover o debate sobre o combate à discriminação para jovens e crianças do ensino médio e fundamental

Recentemente casos de racismo em escolas da rede privada ganharam espaço na mídia e evidenciaram a necessidade das instituições de ensino fazerem trabalhos efetivos de combate à discriminação. Em razão da importância do combate ao racismo, o Podcast Fala Papai realizou uma palestra sobre o racismo, em uma das escolas da Rede Decisão, em Belo Horizonte. A palestra foi ministrada por Paulo Melo e sua filha Maria Paula Melo, ambos apresentadores do podcast @falapapaibh, um projeto dedicado a promover o diálogo familiar entre pais e filhos.

 

O evento, destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, destacou a importância de promover o debate sobre o racismo nas escolas e na sociedade como um todo. “Racismo é um assunto sério que precisa ser discutido desde sempre. Essa palestra foi uma oportunidade para abordarmos os diversos aspectos do racismo, suas ramificações e como podemos colaborar coletivamente para combatê-lo,” ressalta Paulo.

 

De acordo com o também fundador do Fala Papai, o racismo não apenas perpetua desigualdades sociais, mas também tem sérias consequências para as vítimas. “O racismo afeta não apenas a autoestima das pessoas, mas também seu acesso a oportunidades educacionais, de emprego e de saúde. É fundamental que as escolas desempenham um papel ativo na promoção da igualdade racial e na conscientização sobre os impactos negativos do racismo em nossa sociedade,” explica.

 

Jovens são agentes de mudança

 

Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre suas próprias atitudes e privilégios, além de aprenderem como podem se tornar agentes de mudança em suas comunidades. “É essencial que nós como jovens estejamos engajados nesse debate e nos tornar aliados na luta contra o racismo, isso irá mudar o futuro”, enfatiza Maria Paula Melo.

 

De acordo com a apresentadora, palestras nas escolas sempre é um orgulho e uma forma de proporcionar pros alunos e para sociedade em geral experiências educacionais e fundamentais para o mundo.

 

“O diálogo aberto e a educação são ferramentas poderosas na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, quanto mais debatermos sobre o assunto, mais impacto causaremos, ninguém nasce racista e a educação e o debate é a chave para combater ele em nossa sociedade”, destaca Maria Paula.

 

 

Fonte: Paulo Melo e Maria Paula Melo – apresentadores e co-fundadores do Podcast Fala Papai @falapapaibh

 

 

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

 

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments