sexta-feira, abril 19, 2024
HomeNoticiasCulturaExposição “Reside emNós” resultado da residência das artistas visuais Lídia Viber e...

Exposição “Reside emNós” resultado da residência das artistas visuais Lídia Viber e Priscapaes prossegue no Centro Cultural Alto Vera Cruz – de 3 a 30 de setembro

Priscapaes Lídia Viber são duas artistas visuais, ambas importantes expoentes da cena do grafitti. Após três meses de imersão, pesquisa e diálogos, nos quais trocaram sobre suas formas de produzir, anseios e visões de mundo, foram desenvolvidas seis obras que serão apresentadas na exposição “Reside em Nós“, que, entre outros temas, traz a discussão sobre lugar da arte, que está no cotidiano e não restrita às galerias e espaços acadêmicos. O processo de residência contou com a mentoria da também artista Juliana Gontijo, cuja contribuição foi fundamental para o desenvolvimento do fio condutor entre os trabalhos.

A exposição teve início em julho, no Centro Cultural Padre Eustáquio, e segue para o Centro Cultural Alto Vera Cruz (R. Padre Júlio Maria, 1577 – Vera Cruz), de 3 a 30 de setembro. O acesso é gratuito.

As regionais escolhidas para a circulação das obras correspondem aos lugares em que elas desenvolveram seus primeiros trabalhos, já que Priscapaes cresceu no bairro Coqueiros, região Noroeste, e Viber no Alto Vera Cruz, zona Leste da cidade.

 

Produção: Mexerica Cultural

 

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

Sobre as artistas

 

Priscapaes

Priscila Paes, conhecida como Priscapaes nasceu em Curitiba – PR, em 11 de junho de 1984, mas foi para Belo Horizonte aos 05 anos de idade e lá cresceu e vive até então. Sua formação passa pelo Teatro, Circo, Design Gráfico até seu bacharelado em Artes Plásticas pela UEMG – Escola Guignard. É arte educadora desde 2011, ministra oficinas de artes para crianças e adolescentes em espaços escolares e não escolares. Seu trabalho tem a figura feminina como fio condutor. Para a artista, a rua é a forma mais eficaz de comunicar com seu público e a arte educação é onde encontra possibilidades de trazer o fazer artístico mais palpável possível.

 

Lídia Viber. 

Nascida na zona Leste de Belo Horizonte, Lídia cresceu nas comunidades do Alto Vera Cruz e Taquaril. Teve seu primeiro contato com o graffiti aos 15 anos em uma oficina social, descobrindo a possibilidade de se expressar através dos desenhos nos muros. A partir desta experiência, começou  a escrever sua história na Arte Urbana. 

Cursou Cinema de Animação e Artes Digitais na UFMG e foi arte educadora de jovens periféricos por oito anos. Em 2013 recebeu a medalha de Honra Clara Zetkin, através  do SINPRO-MG. Lídia  ocupa um lugar de referência no que tange à arte urbana e muralismo brasileiro. Seu trabalho é inspirado pelo realismo mágico e, nessa linguagem, busca estimular reflexões sobre imposições, sonhos e desejos, inseguranças e aceitação, sejam eles apresentados em telas, aquarelas, graffiti ou em grandes murais. 

 

SERVIÇO

Exposição: Reside em Nós, de Priscapaes e Lídia Viber

Exposição no Centro Cultural Alto Vera Cruz – (Rua Padre Júlio Maria, 1577 – Alto Vera Cruz) 03/09 a 30/09

Entrada Gratuita

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments