A angústia crescente provocada pelos momentos mais dramáticos da pandemia se tornou inspiração para a criação do espetáculo “Ópera Massacre”, do diretor e historiador Gustavo Des. Ele explica que além das angústias, os tantos absurdos que permearam o noticiário durante o período também o influenciaram na construção do texto. “Como forma de escapar da angústia, solidão e melancolia, mudei meu cardápio musical, redescobri a música clássica, e me rendi de vez ao gênero do absurdo, meu gênero teatral favorito”, revelou o diretor.
Nesta trama inusitada, uma família entra em colapso quando se vê obrigada a preparar o velório da matriarca, uma distinta cantora de ópera que traz consigo uma particularidade: se recusar a morrer. Bastante existencialista, o enredo é marcado por aflições de todos os tipos: calvície, iminência de morte, falta de cadeiras e, consequentemente, um desejo incontrolável de sentar.
Em sua primeira peça encenada fora do ambiente virtual, Gustavo Des apostou nas parcerias. “Quando uma ideia é boa e você acredita nela, a coisa flui. Apresentei o texto a um colega ator no meu último dia de trabalho, trabalhava com marketing, e a resposta do Lucas (Michielini) foi tão emocionante que só me coube fazer essa “Ópera” acontecer”, comentou.
Nesse processo, grandes artistas chegaram para compor a orquestra e dar vida aos personagens, incluindo o ator paulista Tom Garcia, que abraçou Minas Gerais por acreditar no projeto, e a atriz e compositora mineira Clarice Carvalho, indicada ao Prêmio Copasa Sinparc (2019) como melhor atriz coadjuvante. Além destes, o rol de talentos do espetáculo também conta com: Axwell Godoi, Laura Damada, Thiago Latalisa e Gabriel Oliveira. A produção ficou por conta de Ramon Moreira, que além de produtor de conteúdo também foi coordenador de comunicação do Corre Criativo.
A peça fez sua estreia no início de junho, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com casa cheia e plateia emocionada. E agora segue para uma curta temporada nos teatros da Funarte (dias 17, 18 e 19 de junho) e Feluma nos (dias 25 e 26 de junho). O espetáculo recebe os patrocínios das empresas Casa Pleno Imóveis e BLW Construtora.
Sinopse:
Como num recital improvisado de manicômio ou uma ópera regida pelo mestre horror, “Ópera Massacre” é um oportuno encontro da tragicomédia e o gênero do absurdo. Inesperado, caótico e, ao mesmo tempo, extremamente sólido na sua dimensão humana. Nesta trama mirabolante uma família entra em colapso quando se vê obrigada a preparar o velório da matriarca, uma distinta cantora de ópera com um defeito singular: se recusar a morrer.
Ficha técnica:
Texto e direção: Gustavo Des
Elenco: Axwell Godoi, Clarice Carvalho, Gabriel Oliveira, Laura Damada, Lucas Michielini, Thiago Latalisa e Tom Garcia.
Cenário: Anderson Ferreira
Figurino: Laura Vexisto
Coreografia: Deborah Leal
Iluminação: Rafael Bertolacini
Produção: Ramon Moreira
Assessoria de Imprensa: Naza Music
INGRESSOS
Funarte – 17, 18 e 19 de junho
Local: Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte
https://www.sympla.com.br/opera-massacre__1595433
Teatro Feluma – 25 e 26 de junho
Local: Alameda Ezequiel Dias, 275 – sétimo andar – Centro, Belo Horizonte.
https://bileto.sympla.com.br/event/73086
Instagram: @opera_massacr3
E-mail: opera.massacr3@gmail.com