segunda-feira, fevereiro 26, 2024
HomeNoticiasCulturaCurta Circuito | De volta ao presencial, mostra de cinema exibe comédias...

Curta Circuito | De volta ao presencial, mostra de cinema exibe comédias nacionais

A mostra apresenta programação gratuita com exibição de filmes, masterclass e debates com presença de convidados; essa edição marca a volta do evento aos cinemas de rua de Belo Horizonte, Montes Claros e Araçuaí

Com direção de Daniela Fernandes e curadoria de Andrea e Carlos Ormond, a Mostra de Cinema Curta Circuito chega a 22ª edição trazendo o melhor da produção cinematográfica brasileira. Com o tema Comédia no Cinema Nacional – ontem e hoje, a mostra exibe oito filmes, de períodos diversos, incluindo o longa Solteira quase surtando, do diretor Caco Souza, que faz sua estreia nos cinemas de Belo Horizonte. Esse ano, a programação do Curta Circuito – que é gratuita e inclui ainda debates e masterclass – vai ocupar dois espaços da capital: o Cine Humberto Mauro (de 15 a 17 de setembro) e o Cinema do Minas Tênis Clube (18 de setembro). As cidades mineiras de Araçuaí e Montes Claros recebem um recorte da programação.

Para essa edição, foram selecionados sete longas e um curta-metragem, realizados em diferentes momentos históricos, da década de 1970 aos anos 2020, trazendo um retrato amplo e diversificado das comédias produzidas no país. “Veremos o riso, a hipocrisia, o grito de vida, o sexo, a vontade de ser feliz e o preconceito mais cretino”, comenta a curadora Andrea Ormond. Serão quatro dias de exibição em BH, seguindo uma ordem lógica, proporcionando ao espectador uma oportunidade de refletir – em exibições, debates e oficina – sobre a comédia brasileira de ontem e de hoje.

Abrindo a programação, temos a masterclass Desenvolvimento e Produção de Comédias – dias 15 e 16 de setembro, no Cine Humberto Mauro – ministrada pelo renomado produtor Paulo Boccato, que tem no currículo o sucesso “Loucas pra Casar”, oitava maior bilheteria nacional de todos os tempos. A atividade é gratuita e é a única que precisa de inscrição prévia, a ser feita até 26 de agosto pelo link  bityli.com/masterclasscomedia.

Para os debates, que encerram a programação de cada dia, foram escolhidos quatro temas centrais: Comédia de costumes urbana, A velha guarda da comédia, Comédia pop e Comédia feminina contemporânea. Para enriquecer a conversa, foram convidados o diretor Caco Souza; os críticos Fernando Oriente, Maria Trika, Eliska Altmann, Bianca Dias, Lufe Steffen e Daniel Salomão e; os atores Maurício Manfrini (Os farofeiros), Ivan Lima (O jeca macumbeiro) e a atriz Marta Andersen (Como ganhar na loteria sem perder a esportiva).

No site oficial da mostra, o público tem acesso a um material complementar, como caderno de crítica de todos os filmes exibidos – PDF e audiobook – e uma série de podcasts com a gravação dos debates apresentados. “Dessa forma, o espectador tem um pacote completo sobre o filme, ele é capaz de fazer uma imersão a cada título que decidir assistir”, explica a curadora.

“Nossa missão no Curta Circuito 2022, dentro dos recursos possíveis em uma época tão difícil, será divertir o respeitável público e gerar uma nova fortuna crítica, novos olhares e uma experiência calorosa de reflexão sobre o cinema. A ordem é entrar no cinema e rir. Rir para não chorar”, complementa Andrea. Para a diretora, Daniela Fernandes, nesta edição o Curta Circuito aposta na esperança e alegria da comédia. “O que é o brasileiro, senão um sujeito de fé. Fé na religiosidade, fé no amanhã, na sorte. A “Fezinha Brasilis” dá um jeito em tudo”, diz ela que faz um convite ao público: “escolha o seu número, bicho, patuá, símbolo da sorte e venha ao nosso encontro, somar energia”, finaliza.

Sobre o Curta Circuito
A mostra exibe filmes nacionais, clássicos e atuais, sempre com entrada franca. Desde sua criação, em 2001, até hoje reuniu um público de mais de 82 mil pessoas, que estiveram presentes nas quase cinco mil sessões apresentadas. O Curta Circuito é dirigido por Daniela Fernandes, da Le Petit Comunicação Visual e Editorial, com curadoria assinada pela crítica de cinema e autora do blog Estranho Encontro, Andrea Ormond, com consultoria de Carlos Ormond, escritor e crítico de arte.  É referência em Minas e no Brasil como ação de formação qualificada de público, espaço de reflexão e debates sobre a cultura audiovisual e todos os aspectos que a envolvem, sejam técnicos, narrativos, estéticos, culturais e políticos. O Curta Circuito já atuou em 18 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará e atualmente está presente em Belo Horizonte – onde tem como “sede” de suas exibições o Cine Humberto Mauro – e nos município mineiros de Montes Claros e Araçuaí. Já passaram pelo projeto convidados como Nelson Pereira dos Santos, Zé do Caixão, Sidney Magal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Darlene Glória entre outros. O Curta Circuito atua também na preservação e memória do cinema brasileiro, trabalhando na restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ. A iniciativa recebeu Mention do D’Hounner em Milão, em 2013, pela restauração do filme “Tostão, a fera de Ouro”, da década de 1970.

Programação Belo Horizonte

[Cine Humberto Mauro]

15 de setembro (quinta-feira)

14h | Masterclass
Desenvolvimento e Produção de Comédias, com Paulo Boccato

17h15 |Sessão de cinema

Alô Tetéia – Dir. José Joffily | RJ, 1978, 10 minutos

De forma bem-humorada, o filme narra as aventuras – ou desventuras – de uma típica garota da zona sul do Rio de Janeiro que resolve ir à praia, mas seu carro não pega. Decidida, ela vai de ônibus e se mete em mil trapalhadas.

Os Sete Gatinhos – Dir. Neville d’Almeida | RJ, 1980, 109 minutos
Silene tem 16 anos e é a caçula das cinco filhas de Aracy e Noronha. De todas as filhas, ela é a mais mimada e recebe boa educação em um colégio interno. A situação dela muda radicalmente ao ser acusada de matar, a pauladas, uma gata grávida.

19h | Sessão de cinema

Os Farofeiros – Dir. Roberto Santucci | RJ, 2018, 103 minutos

Quatro colegas de trabalho se programam para curtir o feriado prolongado em uma casa de praia. Lá, eles descobrem que se meteram em uma tremenda roubada.

21h|  Debate

Comédia de costumes urbana, com  Maria Trika, Andrea Ormond e Maurício Manfrini (ator de Os farofeiros)

16 de setembro (sexta-feira)

14h | Masterclass

Desenvolvimento e Produção de Comédias, com Paulo Boccato.

17h15 | Sessão de cinema

Jeca Macumbeiro – Dir. Pio Zamuner, Amácio Mazzaropi | SP, 1974, 87 minutos

Pirola é um pobre caboclo que vive com o filho Zé num casebre na fazenda do patrão, o coronel Januário. Um dia, Pirola recebe, surpreso, a visita de um velho amigo que, sentindo que a hora de sua morte se aproxima, decide presenteá-lo com um saco cheio de dinheiro.

19h | Sessão de cinema

Como ganhar na loteria sem perder a esportiva – Dir. J. B. Tanko | RJ, 1971, 95 minutos

O teste 12 da Loteria Esportiva é vencido por milhares de pessoas, mas até que o resultado seja divulgado pela imprensa, todas elas pensam ser as únicas ganhadoras.

21h | Debate

A velha guarda da comédia, com Fernando Oriente, Daniel Salomão, Andrea Ormond, Ivan Lima (ator de O jeca macumbeiro) e Marta Anders ( atriz de Como ganhar na loteria sem perder a esportiva)

17 de setembro (sábado)

17h | Sessão de cinema

Onda Nova – Dir. José Antônio Garcia e Ícaro Martins | SP, 1983, 98 minutos

Para acabar com o machismo, 11 mulheres resolvem provar que futebol também é esporte para mulheres,  fundando o Gaivotas Futebol Clube.

19h | Sessão de cinema

Não quero falar sobre isso agora – Dir. Mauro Farias | RJ, 1991, 91 minutos

Daniel O’Neil é um escritor promissor que precisa ir à luta quando Dora, sua namorada rica, termina o relacionamento. Expulso do hotel em Copacabana onde vivia, Daniel vai morar no pequeno apartamento de Meg, sua melhor amiga, mas logo coloca os dois em perigo quando pega carona com um traficante.

21h | Debate

Comédia pop, com Lufe Steffen, Eliska Altman e Andrea Ormond

[Cinema Minas Tênis Clube]

18 de setembro (domingo)

20h| Sessão de cinema (estreia em BH)

Solteira quase surtando – Dir. Caco Souza | RJ, 2020, 86 minutos

Beatriz (Mina Nercessian) é uma mulher solteira convicta, de 35 anos e viciada em trabalho. Aspirações de vida comuns, como se casar, passam longe de seu mundo. Porém, ao descobrir que está entrando em uma menopausa precoce e só tem seis meses para encontrar um pai para seu futuro filho, ela vê suas convicções completamente abaladas.

21h30| Debate

Comédia feminina contemporânea, com Bianca Dias, Andrea Ormond e Caco Souza (diretor de Solteira quase surtando)

 

***

Serviço:

22ª Mostra de Cinema Curta Circuito

Programação presencial e gratuita

Belo Horizonte | 15 a 18 de setembro de 2022

  • Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)

15 a 17 de setembro (quinta a sábado)

  • Cinema Minas Tênis Clube  (R. da Bahia, 2244 – Lourdes)

18 de setembro (domingo) – sessão de estreia

Montes Claros | 23 a 25 de setembro de 2022

Cinema Comentado (Rua Coronel Lopinho, nº 28 – Morada do Parque)

Araçuaí |23 a 25 de setembro de 2022

Centro Cultural Luz da Lua (Rua Dom Serafim, n° 426, Centro)

Entrada gratuita com retirada de ingresso 30 minutos antes da sessão

Classificação indicativa: 16 anos

**
Masterclass

As aulas acontecem somente em Belo Horizonte, nos dias 15 e 16 de setembro, das 14h às 17h, no Cine Humberto Mauro. As inscrições são gratuitas e devem ser feita até 26 de agosto pelo link: bityli.com/masterclasscomedia

Mais informações: www.curtacircuito.com.br

O Curta Circuito conta com o patrocínio da Uni BH,  Sambatech.  É uma correalização de Frutilla Filmes, Mascote e Sindav. Realização de Le Petit. O Projeto Curta Circuito – Mostra de Cinema é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e o Fundo estadual de cultura de Minas Gerais, Exibe Minas

 

Para informações adicionais, entrevistas e fotos

Assessoria de Comunicação Curta Circuito |  Bárbara Prado – (31) 9.9192-1203

http://www.curtacircuito.com.br/

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments