Chega a Bambuí nesta quinta-feira, dia 20 de junho, a peça teatral “Velório à brasileira”, para apresentação única, gratuita e aberta ao público, às 20h, no auditório do IFMG. Quem promove é o Sistema Ocemg, com o apoio das cooperativas Sicoob Credibam, Sicoob Sarom e Coopem Bi, num grande projeto de democratização da arte e da cultura nos municípios mineiros – o Coop Encena. “Estamos comemorando 20 anos desse programa que alegra as pessoas, ao mesmo tempo em que movimenta a economia local e promove a educação e a inclusão pela arte”, comenta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
Em 2023, o Coop Encena circulou por 13 municípios, com as comédias “Um espírito baixou em mim” e “Velório à brasileira”, promovendo a troca de ingressos por alimentos não perecíveis, para doação a instituições assistenciais. “Essa é a alma do projeto, difundir a arte cênica por todo o Estado, em parceria com nossas cooperativas, e estimular a solidariedade na população”, reforça Scucato.
Desde que foi criado, em 2004, o Coop Encena já alcançou um público de mais de 74 mil pessoas, em 149 apresentações, realizadas em 89 municípios, com a colaboração de 387 cooperativas. Um número igual – 387 – de entidades sociais foi beneficiado com a doação de mais de 147 mil quilos de alimentos arrecadados.
Diversão garantida – “Velório à brasileira” é uma comédia de costumes, estrelada por Ilvio Amaral, Maurício Canguçu e elenco. A peça se passa no velório de um funcionário de repartição que havia acabado de ganhar na Mega Sena, rodeado por pessoas com as quais conviveu durante sua vida e que se mostram mais interessadas no dinheiro do falecido do que comovidas pela morte do colega.
Os ingressos para assistir ao espetáculo em Bambuí podem ser adquiridos através da troca de 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá), nas agências do Sicoob Credibam, do Sicoob Sarom e na Coopen-Bi, até o dia do evento. A classificação indicativa é de 14 anos. O IFMG Campus Bambuí fica na Faz. Varginha, s/n, área rural.