quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeNoticiasCidadeConversação com Conceição Evaristo e Ailton Krenak e Cortejo pelas ruas da...

Conversação com Conceição Evaristo e Ailton Krenak e Cortejo pelas ruas da capital mineira marcam a abertura do FIT BH 2022

Evento será aberto oficialmente, a partir das 10h, com um bate-papo no Teatro Francisco Nunes. Na parte da tarde, haverá o tradicional cortejo pelas ruas de BH, esse ano conduzido por Maurício Tizumba e Marcelo Veronez, reunindo Reinados de Nossa Senhora do Rosário e Folia de Reis, e blocos de Carnaval

Com uma temática que celebra nossas raízes e nossa latinidade, o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH irá promover o reencontro entre o público, grupos e artistas com o evento. Nesta 15ª edição, o Festival vai refletir sobre o tema “Raízes – Arte, Existência e Nossa Latinidade”, elaborado pela curadoria formada por Andreia Duarte, Marcos Alexandre e Yara de Novaes e reúne mais de 30 espetáculos nacionais e internacionais, encontros, oficinas, ocupações e debates.

Abrindo oficialmente a programação, no dia 5 de novembro, às 10h, no Teatro Francisco Nunes, haverá um bate-papo com Conceição Evaristo e Ailton Krenak, dois dos homenageados do ano. Durante o encontro, os convidados irão participar de diálogos transversais sobre temas como terras, humanidades, enfrentamento das opressões e a vivência e permanência da ancestralidade em suas produções. A conversação contará com tradução em libras, garantindo acessibilidade. Logo depois, às 13h, o público será convidado a acompanhar o Cortejo de Abertura – um encontro festivo para um grande desfile pelas ruas de Belo Horizonte. O cortejo será comandado por Maurício Tizumba e Marcelo Veronez, e inclui a participação de blocos de carnaval, Reinados de Nossa Senhora do Rosário e Folia de Reis.

A concentração para o desfile será no entroncamento entre a Avenida Amazonas e as ruas São Paulo e Tamóios. A dispersão será embaixo do Viaduto Santa Tereza. Durante o percursso, o público terá a oportunidade de conferir a participação dos blocos Saúde, Tambor Mineiro, Corte Devassa, Como Te Lhama, o grupo Pata de Leão, as Guardas de Nossa Senhora do Rosário e a Irmandade Estrela do Oriente, entre outras.

Histórico

Realizado pela primeira vez em 1994, o FIT BH alcançou, desde a primeira edição, uma excelente recepção junto à população belo-horizontina, indo ao encontro da forte vocação da cidade para o teatro de grupo e a experimentação artística. Sua importância para o cenário cultural da cidade foi reconhecida e, em 31 de janeiro de 2008, por meio da Lei 9.517, o festival foi instituído como evento oficial, passando a ser realizado bienalmente pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. O Festival já trouxe a Belo Horizonte grupos e artistas de 45 países, contemplando produções de todos os continentes. Consolidado como um dos mais importantes festivais internacionais de teatro do país, valorizando a difusão, a formação, a reflexão e o intercâmbio culturais.

Em 29 de dezembro de 2004 foi sancionada a Lei 9.000, que institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural do município. Em 28 de outubro de 2014, o Teatro e o Teatro de Rua de Belo Horizonte foram certificados com registro de proteção de Bem Cultural Imaterial, por se tratar de manifestações culturais de relevante valor histórico, social e cultural para a cidade, conforme inventariado no dossiê elaborado pela Diretoria de Patrimônio Cultural / Fundação Municipal de Cultura. Em 2022, após a não realização do FITBH em 2020, em razão da pandemia, o evento retorna ancorado e balizado por estes marcos legais valorizando e repercutindo o teatro produzido na região metropolitana de Belo Horizonte enaltecendo o seu papel enquanto patrimônio imaterial, trazendo a maioria dos espetáculos da programação geral como produções belo-horizontinas.

Para o FIT BH 2022, a Prefeitura tem como parceiro realizador o Instituto Odeon, selecionado por meio de chamamento público, que terá como parceiro na produção a Rubim Produções, empresa com extensa trajetória na área de artes cênicas.

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon e, parte de suas atividades com patrocínio Ouro da ArcelorMittal, via Fundação ArcelorMittal, e patrocínio da Cemig, ambos através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o evento envolverá a cidade em diversas atrações com grupos e coletivos de teatro local, nacional e internacional, com a valorização da participação de artistas de BH, entre os dias 5 e 11 de novembro, com programação múltipla e diversa, ocupando teatros, ruas e espaços alternativos da capital. As atrações serão oferecidas a preços populares ou com entradas gratuitas.

SERVIÇO

Evento: Cortejo de Abertura – 15ª edição do FIT BH (Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte)

Direção geral: Maurício Tizumba e Marcelo Veronez

Homenagem: Conceição Evaristo e Ailton Krenak

Participação: dos blocos Como Te Lhama, Corte Devassa, Saúde, Tambor Mineiro e Angola Janga, Grupo Pata de Leão, Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, Guarda de Congo e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus (Os Carolinos), Irmandade Estrela do Oriente, Guarda de Congo Feminino de Nossa Senhora do Rosário, Cacheiros do Rosário.

 

FIT BH apresenta programação oficial de abertura

Dia 5 de novembro de 2022 – sábado

10h – Conversação com Conceição Evaristo e Ailton Krenak

Local: Teatro Francisco Nunes

Haverá tradução em LIBRAS

Entrada Franca

Ingressos gratuitos: Retirada de 50% on-line, a partir das 12h do dia 1º/11. O restante estará disponível a partir de 2h antes do evento.

 

13h – Cortejo de Abertura 15º FIT BH

Concentração: Quarteirão entre Amazonas, São Paulo e Tamoios, a partir das 13h

Dispersão: Embaixo do Viaduto Santa Tereza.

Entrada franca.

 

Programação completa do festival: www.portalbelohorizonte.com.br/fit/programacao

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments