sábado, maio 18, 2024
HomeNoticiasEstadoConheça os equipamentos e veículos especiais enviados pela Cemig ao Rio Grande...

Conheça os equipamentos e veículos especiais enviados pela Cemig ao Rio Grande do Sul

Rede elétrica do estado do Sul do Brasil foi severamente danificada por evento climático extremo

Para agilizar o restabelecimento do serviço de fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul, a Cemig enviou, no início desta semana, geradores e veículos especiais para contribuir com as distribuidoras Equatorial CEEE e RGE. Com esses modernos equipamentos, as empresas do Sul do país terão uma valiosa contribuição para a recomposição do sistema elétrico da região, que foi severamente danificado pelo pior evento climático da história daquele estado.

A Cemig tem à disposição dois helicópteros, 20 quadriciclos fora-de-estrada (UTV) e 14 Unidades de Geração e Transformação Móveis (UGTM), que são utilizados no dia a dia na operação, manutenção e expansão do sistema de distribuição. Estas tecnologias estão de prontidão para realizar atendimentos na sua área de concessão em Minas Gerais. Para o Rio Grande do Sul, seguiram uma aeronave, cinco veículos especiais e cinco geradores.

Saiba mais detalhes dos equipamentos enviados pela Cemig ao Sul do Brasil:

Unidade de Geração e Transformação Móvel

A Cemig vai disponibilizar cinco Unidades de Geração e Transformação Móvel (UGTM) para a distribuidora Equatorial CEEE, para auxiliar no restabelecimento do serviço no Rio Grande do Sul. Com potência de 500KVA (kilo-volt-ampere) por unidade, cada um destes equipamentos da Cemig poderá abastecer cerca de 2.500 residências de médio porte.

As UGTM têm muita versatilidade e podem ser utilizadas para manter a continuidade parcial ou total do fornecimento de energia em situações em que a Cemig necessite interromper o serviço para realizar manutenções programadas, ou ainda em situações em que ocorrem interrupções acidentais. Neste último caso, geralmente são situações causadas na maioria das vezes por ações externas à empresa, como vendavais, raios, colisão de veículos em postes de energia e vandalismo.

Cada equipamento é composto por um gerador trifásico de 500 kVA com injeção eletrônica a diesel, possui tanque de combustível com capacidade para 500 litros e possui autonomia mínima de seis horas a plena carga. O equipamento possui duas saídas de suprimento de energia em baixa tensão (127 e 220V) e média tensão (13,8kV), além de transformador, disjuntor e relé de proteção.

Quadriciclo fora-de-estrada (UTV)

Cinco quadriciclos fora-de-estrada do tipo UTV foram enviados pela Cemig para auxiliar no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul. Esse tipo de veículo é utilizado em serviços emergenciais para acessar locais em que não é possível chegar com caminhonetes 4×4, principalmente no período chuvoso. Os UTVs, além de levar os colaboradores até áreas de difícil acesso, também são importantes para o transporte de equipamentos e materiais.

Como o evento climático extremo destruiu diversas estradas e danificou a rede elétrica em muitos locais de difícil acesso, os UTVs serão importantes para o transporte de técnicos da Equatorial CEEE e materiais para o restabelecimento do serviço de energia elétrica.

Dessa forma, o UTV deverá ser utilizado em locais em que não é possível transitar com o veículo normal ou 4×4. O quadriciclo fora-de-estrada poderá ser utilizado tanto para atendimento de clientes sem energia quanto para serviços de reconstrução da rede elétrica. Esses veículos facilitarão a instalação de postes em altos de morros, além de levar transformadores e outros materiais pesados, facilitando o serviço das equipes de campo.

Helicóptero

Desde o último dia 3/5, um helicóptero cedido pela Cemig está auxiliando a distribuidora RGE. Além do piloto, foi enviado também um técnico de manutenção de aeronaves.  O transporte aéreo vai permanecer na região por tempo indeterminado e vem realizando vários sobrevoos transportando técnicos locais e equipamentos, conforme a necessidade da distribuidora do Rio Grande do Sul.

Até o momento, o helicóptero da Cemig já realizou 34 horas de voos e inspecionou cerca de 200 km de rede elétrica no Rio Grande do Sul.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments