domingo, julho 14, 2024
HomeNoticiasCidadeCasa Fiat de Cultura realiza palestra "Entendendo a arte abstrata: de Kandinsky...

Casa Fiat de Cultura realiza palestra “Entendendo a arte abstrata: de Kandinsky a Tomie Ohtake” no dia 21 de maio. Evento gratuito

Professor Maximiliano Henrique Barbosa, doutor em Artes Plásticas pela UFMG, vai abordar os principais movimentos da história da arte abstrata, explorando suas características e suas reverberações na arte brasileira

Em um mundo onde a realidade muitas vezes é interpretada por meio de figurações e representações tangíveis, a arte abstrata emerge como uma expressão desafiadora, convidando-nos a explorar o desconhecido e a contemplar o indescritível. Para falar sobre a arte abstrata e seus principais movimentos na história, a Casa Fiat de Cultura promove a palestra “Entendendo a arte abstrata: de Kandinsky a Tomie Ohtake”, com o professor Maximiliano Henrique Barbosa, doutor em Artes Plásticas pela UFMG. O evento será realizado no dia 21 de maio, terça-feira, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla (https://bit.ly/PalestraArteAbstrata).

Ao invés de retratar objetos ou paisagens reconhecíveis, a arte abstrata nos convida a contemplar o próprio ato de criação e a interação de formas, cores e texturas. Na palestra, o público fará uma incursão por desde os primórdios revolucionários da arte abstrata, no início do século XX, até sua evolução contemporânea. “Vou explorar o conceito de arte abstrata e os principais movimentos da história que desafiaram as fronteiras da representação figurativa, além de abordar suas influências no cenário artístico brasileiro, como o concretismo, neoconcretismo e tachismo”, pontua Maximiliano.

O professor ainda vai exemplificar com obras de artistas como Tomie Ohtake – sua pintura “Amarelo” (1997), por exemplo, integra a exposição “Visível Sensível: do colecionismo ao museu”, em cartaz na Casa Fiat de Cultura –  e outros artistas, como Kandinsky. “Esta é uma oportunidade para que o público possa observar como a arte abstrata transcende a mera representação visual, aprofundando no âmago da emoção e da experiência humana”, ressalta.

A palestra “Entendendo a arte abstrata: de Kandinsky a Tomie Ohtake” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Maximiliano Henrique Barbosa

Maximiliano Henrique Barbosa é pesquisador em história da arte, professor, artista plástico e comunicólogo. É formado em Artes Plásticas pela UEMG e em Comunicação pela UFMG. Possui especialização em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela UEMG, mestrado em Comunicação pela PUC e doutorado em Artes pela UFMG. Atualmente trabalho como artista plástico e professor de arte no Instituto Federal de Minas Gerais.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 18 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Palestra | Entendendo a arte abstrata: de Kandinsky a Tomie Ohtake
21 de maio, às 19h30 , na Casa Fiat de Cultura
Inscrição gratuita pela Sympla: https://bit.ly/PalestraArteAbstrata

Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments