domingo, junho 16, 2024
HomeNoticiasCidadeBelo Horizonte apoia campanha Maio Laranja, com iluminação de monumentos e prédios...

Belo Horizonte apoia campanha Maio Laranja, com iluminação de monumentos e prédios públicos

ChildFund Brasil, com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, é responsável pela ação que visa ao combate à exploração e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

Entre os dias 17 e 31 de maio, a cidade de Belo Horizonte (MG) vai ficar iluminada de laranja. Para conscientizar sobre o combate à exploração e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, o ChildFund Brasil, com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, irá iluminar monumentos emblemáticos em vários locais da cidade, em uma demonstração de solidariedade e compromisso com a proteção à infância.

A iniciativa integra a campanha Maio Laranja,, criada através da Lei Federal 14.432, sancionada em 2022, graças ao trabalho de incidência política do ChildFund Brasil e de outras organizações sociais no Congresso Nacional.

Quatro locais ficarão iluminados na cor laranja: Edifício-sede da Prefeitura de Belo Horizonte, Praça da Estação; Fonte do Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade e Letreiro “Belo Horizonte” na Praça do Papa. “Esta iluminação especial servirá como um lembrete tangível do compromisso da cidade em proteger e apoiar crianças e adolescentes, bem como uma oportunidade para todos os cidadãos se envolverem ativamente na conscientização sobre a violência infantil”, afirma Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil.

“É de extrema importância que atores sociais se unam aos governos no enfrentamento das diversas formas de violência, em especial as violações de direitos que acometem crianças e adolescentes. É urgente convocar todas as pessoas e sensibilizá-las na garantia e defesa de direitos, em especial em datas como o Maio Laranja. Além das intervenções urbanas, há um trabalho feito nos territórios, diretamente com as famílias, que se soma às ações, reforçando nosso compromisso em encarar o fenômeno de frente e construir uma consciência coletiva sobre a proteção deste público”, complementa Luana Magalhães, Subsecretária de Direitos de Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte.

Mobilização da sociedade pela prevenção de violações na internet

O objetivo principal da campanha Maio Laranja é sensibilizar toda a sociedade pela prevenção à violência e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. O ChildFund Brasil foca a sua campanha na prevenção dessas violações na internet, tendo em vista o grave cenário que o país enfrenta. Os celulares e computadores são tidos, muitas das vezes, como aliados dos pais ou responsáveis na hora de distrair os pequenos, mas essa ação pode trazer riscos, principalmente, quando os dispositivos possuem acesso à internet e não são supervisionados..

Nos Estados Unidos, o ChildFund International teve participação ativa na audiência do Senado, realizada em 31 de janeiro deste ano. Os senadores questionaram os CEOs de tecnologia das empresas Meta, TikTok, X, Snap e Discord porque se recusavam a adotar mecanismos para acabar com a divulgação de material de abuso sexual infantil e evitar que crianças sejam extorquidas sexualmente e abusadas nas suas plataformas.

O ChildFund Brasil disponibilizou cartulhas no site da campanha. Para mais informações sobre essa mobilização e para baixar o material, acesse: www.childfundbrasil.org.br/maio-laranja

Sobre o ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial. A fundação no Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em 23 países e que gera impacto positivo na vida de 21,1 milhões de crianças e suas famílias; e foi eleita a melhor ONG de assistência social em 2022, e a melhor para Crianças e Adolescentes do Brasil, por três anos (2018, 2019 e 2021), além de estar presente, também, entre as 100 melhores por seis anos consecutivos pelo Prêmio Melhores ONGs.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments