quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeNoticiasCulturaCasa Fiat de Cultura convida público para as oficinas de criação do...

Casa Fiat de Cultura convida público para as oficinas de criação do seu Presépio Colaborativo

Usando materiais recicláveis, durante os meses de outubro e novembro o artista Leo Piló estará com o público na criação das peças que vão compor o cenário do presépio

Como parte das celebrações de fim de ano da capital mineira, a Casa Fiat de Cultura já deu início aos preparativos da 9ª edição do seu Presépio Colaborativo, que a cada ano une a alegria do Natal a reflexões importantes sobre sustentabilidade. A partir do dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, o público é convidado a participar da criação das peças que irão compor a tradicional cena natalina. A simplicidade de São Francisco e a estética modernista de Candido Portinari presente nos ladrilhos que compõem a Igrejinha da Pampulha são as fontes de inspiração do artista plástico e curador Leo Piló para a cenografia da edição deste ano, que homenageará os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e os 120 anos de Portinari.

Assim como nas edições anteriores, a participação do público é o grande diferencial que torna a construção do presépio uma obra original. Entre os dias 4 de outubro e 19 de novembro, crianças e adultos podem participar das atividades do Ateliê Aberto e construir, de forma coletiva, caixinhas de esmolares para São Francisco, ladrilhos da famosa Igrejinha da Pampulha e pedras de papel, feitas com as sobras dos materiais para que esta edição tenha resíduos zero. Cada uma das peças será confeccionada a partir de material reciclável, como embalagens de papel e papelão, plástico e jornal. Os materiais são oriundos da coleta seletiva e parte deles é proveniente da ilha ecológica do Pólo Automotivo da Stellantis em Betim. O ateliê aberto será realizado sempre de quarta a domingo, das 10h30 às 12h e das 15h às 17h, na Casa Fiat de Cultura, e a participação é gratuita.

“O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura se tornou uma das principais atrações do fim de ano como símbolo natalino. Além de resgatar esta tradição, ele desperta uma sensibilização das pessoas para a importância da preservação da natureza e de atitudes conscientes em prol do meio ambiente, gerando um espaço de convivência criativa entre os participantes”, ressalta Ana Vilela, gestora cultural da Casa Fiat de Cultura.

A 9ª edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e copatrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

O artista Leo Piló

Mineiro de Belo Horizonte, Leo Piló é um artista inquieto, criativo, simples e dinâmico. Apresenta trabalhos inusitados, feitos de materiais não convencionais, treinando os olhares para novas possibilidades de construção – que revise atitudes e métodos de redução, reciclagem e reutilização – e meios de sustentabilidade. Sempre compartilhando as técnicas desenvolvidas por meio do aprendizado, o artista procura criar um elo entre arte e natureza, promovendo metodologias de reutilização de resíduos urbanos e gerando novas possibilidades inseridas na realidade atual, em termos de cultura, arte, educação, recursos econômicos e outros benefícios.

O lixo se tornou uma especialidade, com o trabalho desenvolvido por meio da reciclagem, e dos catadores, com o artista Leo Piló, que sempre busca nova consciência ecológica e a pragmaticidade de seu trabalho na sociedade. Durante quase 15 anos, o artista trabalhou na associação Asmare e ministrou várias oficinas de cenografia, costura, novas possibilidades, papelaria e marcenaria. Um dos grandes destaques de sua carreira foi a exposição Lixoarte, que tinha como objetivo criar, com materiais recicláveis, móveis e objetos para mobiliar uma casa. Em 2014, Leo Piló criou instalações para a exposição “Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura”, por Ronaldo Fraga, e, desde 2015, é o curador do Presépio da Casa Fiat de Cultura.

SERVIÇO

Ateliê Aberto do 9º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura
Curadoria de Leo Piló
De 4 de outubro a 19 de novembro de 2023
De quarta a domingo, das 10h30 às 12h e das 15h às 17h
Participação gratuita. Não é necessário fazer qualquer tipo de inscrição

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de Funcionamento
Terça a sexta, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments