quinta-feira, junho 20, 2024
HomeAgência Grupo ConteúdoBrasil“Bora?! - Rota de Arte e Cultura em Nova Lima” encerra programação...

“Bora?! – Rota de Arte e Cultura em Nova Lima” encerra programação com oficinas gratuitas voltadas para pessoas idosas e professores

Oficina Dança Contemporânea – Foto Hildon Dutra.

Atividades ocorrem até o dia 26 de abril na Sede Municipal da Associação Comunitária do Bairro Galo e na Casa do Educador 

 

O “Bora?! – Rota de Arte e Cultura em Nova Lima” encerra suas atividades com oficinas gratuitas para diferentes públicos, que ocorrem até o dia 26 de abril. Com foco em democratizar o acesso à cultura, o projeto ficou marcado por promover ações para diferentes idades, ocupando teatros, escolas, Centros de Atividades Culturais, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa, ruas e praças da cidade.

 

As atividades de encerramento ocorrem na Sede Municipal da Associação Comunitária do Bairro Galo, com inscrições no local, e na Casa do Educador, exclusiva para professores da Rede Municipal. O “Bora?! – Rota de Arte e Cultura em Nova Lima” é realizado pela Afinal, Cultura por meio de recursos do Chamamento Público 003/2023 do Município de Nova Lima, MG.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Até o dia 24 de abril, o bailarino e gestor cultural Bernardo Gondim, conduz a Oficina de Dança Contemporânea, voltada para pessoas idosas, de qualquer gênero. A atividade pretende despertar nos participantes o entendimento do seu corpo, por meio de exercícios de percepção de espaço, velocidade, altura e equilíbrio, entre outras ferramentas da dança.

 

Fabiana Brasil, atriz, contadora de histórias e doutoranda em literaturas de língua portuguesa, ministra duas oficinas. A primeira, “Oficina de escrita e contação de histórias”, vai até o dia 26 de abril, e é um espaço de compartilhamento de vivências, voltado para mulheres (cis e trans) acima de 60 anos. Mergulhando em uma atividade com potencial de geração de renda, Fabiana estimula a habilidade de transformar memórias em histórias para contar.

 

A outra oficina é exclusiva para professores da Rede Municipal e acontece na Casa do Educador, com apoio da Secretaria de Educação e data a definir. De caráter teórico e prático, a atividade visa partilhar com os profissionais técnicas de contação de histórias voltadas para a sala de aula. No encontro, os docentes poderão ampliar seu repertório, compreender e discutir as formas pelas quais a literatura negra é construída no território nacional.

 

IMPACTO E HISTÓRICO DO PROJETO

 

Iniciado em outubro de 2023, o projeto “Bora?! – Rota de arte e cultura em Nova Lima” promoveu atividades gratuitas diversas, entre oficinas, espetáculos, rodas de conversa e intervenções de rua. A programação passou por diferentes bairros e espaços, contemplando populações de áreas distintas.

 

As atividades foram pensadas com cuidado para diferentes idades, de crianças à idosos, e foram conduzidas por grupos e artistas diversos: Companhia de Teatro Toda Deseo, Pigmalião Escultura Que Mexe, Companhia Bando, o multiartista Marcelo Veronez, o bailarino Bernardo Gondim e a atriz Fabiana Brasil.

 

Entre os destaques, os idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa puderam dançar ao som de “Veronez e seu conjunto”, participar de oficinas de dança e de contação de histórias. Alunos de diferentes escolas participaram de rodas de conversa sobre a arte teatral, ou mergulharam na técnica de confecção de máscaras com materiais reciclados, com o Grupo Pigmalião Escultura Que Mexe, que também trouxe intervenções artísticas às ruas da cidade.

 

O projeto ainda integrou o primeiro festival no município completamente dedicado a celebrar a arte feita por pessoas negras e as raízes africanas, o Festival de Arte Negra de Nova Lima. Espetáculos gratuitos, “Abena”, “Quem é Você?”, “Seu Geraldo e Seu Violão?” foram apresentados de forma gratuita, na Praça do Rosário, no Teatro Municipal de Nova Lima e no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, respectivamente.

 

Entre outras ações nas áreas de dança, música, teatro e economia criativa, O “Bora?! – Rota de Arte e Cultura em Nova Lima” cumpriu com seu objetivo de estimular o potencial criativo e a socialização, enriquecendo a vida cultural das comunidades com atividades formativas e interativas.

 

SERVIÇO

 

Oficina de dança contemporânea (com Bernardo Gondim)

Dias 22, 23 e 24 de abril

Horário: 14h às 17h

Local: Sede da Associação Comunitária do Bairro Galo

Rua Galo Novo, 500 – Bairro Galo

Nova Lima (MG)

 

Oficina de escrita e contação de histórias (com Fabiana Brasil)
Dias 24, 25 e 26 de abril

Horário: 14h às 17

Local: Sede da Associação Comunitária do Bairro Galo

Rua Galo Novo, 500 – Bairro Galo

Nova Lima (MG)

 

Oficina Narrativas Negras Brasileiras em Sala de Aula

Data a definir

Local: Casa dos Educador

Av. Benedito Alves Nazareth, 412 – Bela Fama

Nova Lima (MG)

 

Mais informações: instagram.com/afinalcultura/

Redação Viraliza BH
Redação Viraliza BH
Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial e Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus. É Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela 'Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica' | Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia/Ciências Médicas pela UniFECAF/SP.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments