quinta-feira, junho 20, 2024
HomeNoticiasCulturaBeleza do Acaso - exposição solo do artista plástico Julio Alves

Beleza do Acaso – exposição solo do artista plástico Julio Alves

Abertura acontece no próximo sábado (18/05) no Parque do Palácio

Brizola Escritório de Arte e Parque do Palácio tem o prazer de apresentar A BELEZA DO ACASO. A exposição solo do artista plástico Julio Alves apresenta um recorte de vinte obras inéditas datadas do período de 2021 a 2024, nas quais o artista aventura-se por técnicas e estilos diferentes, retomando o movimento primordial de subjetivação, o abstracionismo.

Origem e destinos são conceitos objetivos do ponto de vista geográfico, mas têm sentido subjetivo no que tange a viagem para dentro do próprio eu. Essa mostra elege a travessia do artista Julio Alves e trata o tema da zona de transitoriedade que acontece durante a travessia em si mesmo. O artista elegeu como matéria prima pedras e folhas encontradas em suas andanças pela por Minas Gerais, sendo elas, simultaneamente, matéria e metáfora.

É no espaço da desconstrução que o novo trabalho de Julio Alves se situa. O caminho percorrido pelo artista tem como inspiração a Serra do Espinhaço, a cadeia rochosa na qual nasceram as cidades de Mariana, Ouro Preto e Ouro Branco. Diante de um deserto rochoso, o artista encontra seu oásis na particularidade de cada pedra encontrada no caminho dessa “cordilheira brasileira”.

Permeada por ocres, cinzas, amarelos e vermelhos, as telas mimetizam as singularidades que residem nas mais diversas pedras. Julio Alves propõe aqui uma reflexão sobre o contorno, o peso, a leveza e todos os significantes que essas rochas podem habitar. O lugar da pedra está em cada novo olhar que o artista explora aqui. A transmutação de materiais orgânicos retirados da natureza em monotipias e pinturas evidencia a relação íntima de Julio com a ancestralidade e sua devoção pela natureza. Para além de forma e símbolo, é a experiência de energia latente que faz o encontro, tema recorrente nesta série. A plasticidade dos materiais, o respeito pelo tempo e a consciência da interdependência entre tudo, fazem com que esta mostra seja um diálogo do artista com sua própria história, seu entorno e consigo próprio.

Julio Alves

Nascido no Rio de Janeiro em 1966, Julio se mudou ainda criança para Belo Horizonte e foram as belezas de Minas Gerais que despertaram o seu olhar para a arte. Com uma formação peculiar e vasta, teve grandes mestres ao longo de sua formação: Selma Weissmann, Daniel Maillet, Wilde Lacerda, dentre outros. Mas nos ensinamentos de Israel Kislansky encontrou seu mestre maior. Julio Alves também é graduado em Design pela UEMG e se especializou na Univesitá Internazzionale del’Arte UIA, em Florença.
Em seus trabalhos mais conhecidos, Julio explora as ideias de pintura e abstração dentro de uma narrativa sensível e poética. Recentemente, o artista tem trabalhado seus desenhos de forma mais abstrata, sem deixar de lado o lirismo dos novos elementos plásticos que o acompanham.

 

Serviço

A BELEZA DO ACASO – exposição solo de Julio Alves

Curadoria: BRIZOLA Escritório de arte
Texto crítico: Paulo Pontes

Em cartaz 19.05 – 19.06.2024

Quarta a sexta: 10h00 às 18h00.

Sábado e domingo: 09h00 às 18h00

Local: Parque do Palácio, R Arquiteto Rafaelo Berti – 330, Mangabeiras

Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada). Entrada franca às quartas-feiras mediante retirada de ingresso sympla.

Visitação: livre para todas as idades

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments