sábado, março 2, 2024
HomeEntretenimentoBanda Bartucada completa 50 anos e prepara programação especial

Banda Bartucada completa 50 anos e prepara programação especial

No mês de outubro a banda lança mini-documentário, realiza show gratuito e inaugura placa comemorativa, ambos na cidade de Diamantina.

O ano de 2022 é um período muito especial para a banda Bartucada. Uma das maiores atrações do carnaval mineiro está completando 50 anos de muita história.

Para comemorar esse marco, algumas ações estão sendo planejadas no mês de outubro. Show gratuito, mini-documentário e placa comemorativa do cinquentenário são os projetos que fazem parte da celebração.

No dia 18 de outubro chega nas plataformas digitais (Facebook, Instagram e YouTube) o mini-documentário “50 anos, 50 carnavais” que conta toda a trajetória do bloco, desde a origem até os dias atuais.

Já no dia 22 do mesmo mês, acontece a inauguração da placa comemorativa em um local de suma importância para a história da banda. Em uma cerimônia solene, o Prefeito de Diamantina irá inaugurar a placa no lugar onde a Bartucada nasceu, a Baiúca.

No período noturno, a banda irá realizar um show especial, aberto ao público, na cidade onde tudo começou, Diamantina. A festa vai acontecer na Praça Barão de Guaicuí (Praça do Mercado Velho) e promete encerrar as comemorações em grande estilo.

O intuito dessas celebrações é comemorar junto ao público o cinquentenário da banda e tradição da maior festa popular brasileira, além de contribuir com a manutenção do patrimônio imaterial e cultural da cidade de Diamantina.

Bartucada 50 anos de muita história

 

A banda nasceu da reunião de filhos de tradicionais famílias diamantinenses e surgiu no carnaval de 1972, através de uma batucada descompromissada, que buscava na época trazer para os becos e ladeiras, o carnaval que até então era restrito aos salões da sociedade ou visto apenas em desfiles de alguns blocos e escolas de samba da cidade.

Foi nas escadarias da Rua Quitanda, embaixo da entrada do Clube Acayaca e ao lado do bar Baiúca, no coração do centro histórico de Diamantina, que começou uma das maiores tradições do carnaval mineiro. Daí também veio o nome Bartucada, uma integração de bar com batucada.

O símbolo da banda é formado por um círculo dividido em metade vermelho e outro amarelo, um representando a lua e o outro o sol e seus raios, fazendo assim uma alusão ao estilo peculiar das apresentações carnavalescas, que começam à noite e vão terminar já com o nascer do sol.

A Bartucada é formada por oito naipes de percussão (surdo de 1ª, 2ª e 3ª, repique, caixa, rocar, tamborim e agogô) além da harmonia, que conta com guitarra, baixo, teclado e um trio de metais, com saxofone, trompete e trombone. Dois cantores se alternam no palco, dando maior diversidade às interpretações.

Serviços – Celebração 50 anos da Bartucada

Mini-documentário 50 anos, 50 carnavais

Data: 18 de outubro (terça-feira)

Local: Instagram, Facebook e YouTube Bartucada

Placa Cinquentenário Bartucada

Data: 22 de outubro (sábado)

Local: A Baiúca – Diamantina MG

Horário: 11 horas

Show 50 anos da Bartucada

Data: 22 de outubro (sábado)

Local: Praça Barão de Guaicuí (Praça do Mercado Velho) – Diamantina – MG

Horário: 22 horas

Entrada: Gratuita

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments