quinta-feira, maio 23, 2024
HomeEntretenimentoAutora indígena Graça Graúna é a entrevistada do Conversações, da Rede Minas,...

Autora indígena Graça Graúna é a entrevistada do Conversações, da Rede Minas, nesta quarta (18)

Com seu maracá nas mãos, instrumento que faz o elo com o mundo dos encantados, a escritora indígena Graça Graúna fala sobre sua vida e obra no programa Conversações, da Rede Minas, nesta quarta (18).  A escritora conta sobre a língua e a cultura dos potiguaras, que guiam sua vida e trabalho. O resultado foram livros de gêneros diferentes. Entre eles, a poesia. Nesse universo, ela destaca, também, o papel da mulher indígena na sociedade e a importância da pluralidade de vozes do povo originário espalhado pelo Brasil e as Américas.

Em um bate-papo com o jornalista Cláudio Henrique, a escritora fala sobre a ancestralidade potiguara nos seus trabalhos e a influência da mãe, costureira que a ajudou a unir fios de palavras que ganharam páginas de livros. “Graça faz da escrita um porto seguro para ela mesma. Sorte a nossa”, comenta o jornalista Cláudio Henrique, que revela que a autora desmistifica, no programa, aquilo que as pessoas entendem como lenda ou folclore e que fazem parte da cultura dos povos originários.

Escritora múltipla 

Os potiguaras habitavam o litoral do nordeste brasileiro e, com a chegada dos colonizadores, se dispersaram para o interior da região. Herança dessa história, Graça Graúna nasceu no Rio Grande do Norte, no município de São José do Campestre, em uma aldeia perto do rio Catu que, em tupi, quer dizer “rio bonito”. Na conversa com o apresentador do programa, Cláudio Henrique, essa história é detalhada e divide espaço com poesias, reflexões sobre o processo de escrita  e imagens das culturas originárias.

Além de artista das palavras, Graça Graúna é mãe, avó e professora da Universidade de Pernambuco (UPE), PHD em Literatura, Educação e Direitos Indígenas com atuação, ainda, no curso de  Licenciatura em Ciências Sociais. Na bagagem, obras como “Tear da Palavra”, que faz parte do projeto Mulheres Emergentes (ME), idealizado pela escritora mineira falecida Tânia Diniz; e “Flor da Mata”, dedicado ao deus Tupã Ñanderu e à Mãe Natureza.

Com apresentação de Cláudio Henrique, o Conversações com Graça Graúna vai ao ar nesta quarta (18), às 19h, pela Rede Minas. O público também pode acompanhar o programa, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

Serviço:
Conversações – 6ª temporada “Literaturas indígenas”
Entrevista com a escritora Graça Graúna
Apresentação: Cláudio Henrique
Data: quarta (18), às 19h, pela Rede Minas, redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay.

*** IMAGENS PARA DIVULGAÇÃO NO LINK ABAIXO:

http://bit.ly/conversacoestv

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/como-sintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; Vivo 508; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments