domingo, junho 16, 2024
HomeNoticiasCulturaAtividades especiais gratuitas para os visitantes na abertura de “Encruzilhadas da Arte...

Atividades especiais gratuitas para os visitantes na abertura de “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”

Ações inspiradas na mostra acontecem no próximo sábado, 25, e incluem visita mediada com o curador Deri Andrade, roda de samba e atividades do CCBB Educativo

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) inaugura neste sábado, 25 de maio, a exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”, em cartaz no Pátio e Galerias do 3º Andar até o dia 5 de agosto. A mostra reúne mais de 150 obras produzidas por artistas negros, de diferentes regiões, nos últimos dois séculos do Brasil.
Para a estreia, foram preparadas atividades gratuitas inspiradas na exposição, com opções para visitantes de todas as idades. A primeira ação é uma visita mediada com o curador de “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”, Deri Andrade, às 11h, com participação de quatro artistas que fazem parte da mostra: Vitu de Souza, Massuelen Cristina, Marcel Diogo e Priscila Rezende.
Na ocasião, os visitantes serão guiados pelo percurso expositivo, e serão convidados a refletir acerca de discussões profundas sobre identidade, história e expressão cultural afro-brasileira. A atividade é recomendada para maiores de 16 anos e a entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na bilheteria física do CCBB (sujeito a lotação).
Às 14h é a vez do “Samba da Meia Noite”, grupo de cultura popular formado por percussão, sambadores e sambadeiras, que se apresentam no Pátio do CCBB. Por intermédio do samba de roda, uma manifestação popular brasileira com origem no Recôncavo Baiano, o grupo busca afirmar, sustentar, divulgar e manter viva a riqueza cultural brasileira, tendo suas expressões nos batuques e requebrados. A apresentação é voltada para visitantes de todas as idades e a entrada é gratuita (sujeito a lotação).
Às 18h30, na escadaria principal, o CCBB Educativo realiza uma edição especial da atividade “Música em Cena – Mojubá: Salve os Encontros”, com a presença dos integrantes da Casa de Candomblé “Vida Nova – Bisnetos de Bate-Folhinha”. Nesta coreografia de samba e batuque, o Educativo se inspira nas Pomba-Gira Maria Navalha e Maria Mulambo para falar sobre relações de gênero na sociedade brasileira. A atividade é aberta ao público (sujeito a lotação).
O CCBB Educativo também inaugura no dia 25 de maio sua nova programação, totalmente inspirada na mostra “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”. Dentre as atividades inéditas destaca-se o “Laboratório de Práticas Criativas – Memória Estampada“, que ocorre às 12h e 17h, no Ateliê Educativo, e convida o público a refletir sobre iconografia a partir da criação de bandeiras que representem a população e a história negra de Belo Horizonte.
Às 13h e 17h, na Sala de Contação de Histórias, acontece o “Livro Vivo“, no qual os educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com o conteúdo da exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”, com os temas ancestralidade, memória e valorização racial.
Às 14h e 16h, é a vez de “Em Cantos e Contos – ODOYÁ, Salve a Rainha do Mar“, na qual são apresentadas ao público as histórias sagradas de Iansã, a rainha dos ventos, Oxum, a deusa das águas doces, Nanã, patrona da agricultura, dentre outras. As narrativas são um convite para um mergulho nas histórias dos orixás e suas relações com as forças da natureza.
Às 15h, no Ateliê Educativo, ocorre a ação “Pequenas Mãos – Outras Combinações“, na qual, a partir da observação de peças selecionadas da exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira”, os participantes são convidados a criar objetos tridimensionais com blocos, que remontam sua geometria e o uso das cores sólidas.
Outra atividade inédita é “Espaços e Suportes Sensoriais – Se Lembre de Mim Aqui”, na qual o CCBB Educativo retoma os fatos sobre a memória da população negra de Belo Horizonte, que marca os anos anteriores à sua construção. Os visitantes poderão ouvir depoimentos de pessoas envolvidas em projetos que resgatam essa memória e também acessar ervas e plantas usados em benzimentos. A ação ocorre das 11h às 12h e das 15h às 16h.
Além dessas atividades, o público também pode participar de visitas mediadas com o CCBB Educativo, que percorre os espaços da exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”, às 12h e 18h. As ações do CCBB Educativo são gratuitas e não é necessário retirar ingresso para participação. Sujeito à lotação dos espaços e das atividades.
 
Circuito Liberdade   
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
 
SERVIÇO
Visita mediada à exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”, com o curador Deri Andrade
Local: Pátio e Galerias do 3º Andar – CCBB BH
Data: 25/05 (sábado), às 11h
Classificação Indicativa: Livre – Recomendado para maiores de 16 anos.
Entrada gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria física do CCBB BH. Sujeito a Lotação.
Samba da Meia Noite
Local: Pátio – CCBB BH
Data: 25/05 (sábado), das 14h às 16h
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita. Sujeito a Lotação.
Música em Cena – Mojubá: Salve os Encontros
Local: Escadaria Principal – CCBB BH
Data: 25/05 (sábado), às 18h30
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita. Sujeito a lotação.
Laboratório de Práticas Criativas – Memória Estampada
Local: Ateliê Educativo – CCBB BH
Data: 25/05 (sábado), às 12h e 17h
Entrada gratuita. Sujeito a lotação.
Livro Vivo
Local: Sala de Contação de Histórias – CCBB BH
Horários: 25/05 (sábado), às 13h e 17h
Entrada gratuita. Sujeito a lotação.
Em Cantos e Contos – ODOYÁ, Salve a Rainha do Mar
Horários: 25/05 (sábado), às 14h e 16h
Entrada gratuita. Sujeito a lotação.
Pequenas Mãos – Outras Combinações
Local: Ateliê Educativo – CCBB BH
Horários: 25/05 (sábado), às 15h
Entrada gratuita. Sujeito a lotação.
Espaços e Suportes Sensoriais – Se Lembre de Mim Aqui
Horários: 25/05 (sábado), das 11h às 12h e das 15h às 16h.
Entrada gratuita. Sujeito a lotação.
Visitas Mediadas
Horários: 25/05 (sábado), às 12h e 18h.
Entrada gratuita. Sujeito a lotação.
 
Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
Local: Pátio e Galerias do 3º Andar – CCBB BH
Data: De 25/05 a 05/08 – De quarta a segunda, das 10h às 22h.
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, com retirada de ingresso pelo site ccbb.com.br/bh e pela bilheteria do CCBB BH.
 
SERVIÇO
CCBB Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Funcionamento – de quarta a segunda, das 10h às 22h
Telefone: 31 3431-9400
Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments