quarta-feira, junho 12, 2024
HomeNoticiasCulturaAté o dia 28 de agosto, Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes...

Até o dia 28 de agosto, Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes comemora 25 anos com tema “Inconfidência Mineira”

A celebração de 25 anos do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes começou no último fim de semana e reuniu mais de 27 mil pessoas entre os dias 19 e 21 de agosto. Até o dia 28 de agosto, a expectativa é que um público ainda maior passe pela cidade histórica para curtir shows, aulas, jantares, restaurantes nas praças e o melhor da gastronomia brasileira. A 25ª edição, que tem como tema “Inconfidência Mineira”, conta com mais de 250 atrações distribuídas entre o Sesc Praça da Rodoviária, Praça Santíssimo e a Praça das Forras Espaço Conhecimento Senac.

 

Um dos grandes destaques deste ano é esperado no fim de semana: no sábado (27), às 14h, Jefferson Rueda faz, pela primeira vez fora de São Paulo, o Porco San Zé, no espaço Brasa e Lenha. O público vai poder acompanhar os segredos do preparo do porco inteiro que pesa cerca de 120 kg, feito pelo chef d’A Casa do Porco, eleito o 7° melhor restaurante do mundo no mais recente “The World’s 50 Best Restaurants”.

 

Jefferson Rueda também assina um jantar especial ao lado de Matheus Paratella no mais tradicional restaurante de Tiradentes, o Tragaluz. Outras duplas cozinham a quatro mãos em jantares especiais: Ricardo Martins, do Uaithai (Tiradentes – MG) e Tássia Magalhães, do Nelita (São Paulo – SP); Melissa Andrade, do Dengo! (Tiradentes – MG) com Juliana Duarte, da Cozinha Santo Antônio (Belo Horizonte – MG); e Juliana Ferreira, do Gourmeco (Tiradentes – MG), com Ivo Faria (Belo Horizonte – MG).

 

No Cozinha ao Vivo, espaço onde o público vê de perto a preparação das receitas, são esperados nomes como Bruna Martins, que prepara pirão; Gustavo Baccarini, que mostra como fazer uma costela de porco especial e Melissa Andrade que apresenta paella de frutos do mar. No Brasa e Lenha, Americo Piacenza prepara canjica branca de canastra com carne de lata, e João Lima cozinha uma peixada cearense.

 

Também há muito conhecimento a ser compartilhado. O público pode participar de aulas com Tassia Magalhães, João Lima, Ronaldo Souza e Raquel Brandão e Felipe Rameh, no Espaço Conhecimento Senac, além de cozinhar com Caio Soter, Ivo Faria e Juliana Duarte no Espaço Interativo Senac.

 

Com curadoria especial, feita a partir das pesquisas das Expedições Fartura, a Mercearia reúne pequenos produtores de Minas Gerais que mostram a qualidade dos produtos regionais e impulsionam a economia local. O público poderá conferir e levar para casa os cogumelos da Cogumelado, massas da Artigianale e outros produtos mineiros do Casal Gastrô, pães artesanais da Taberna D’Omar, geleias e molhos do Expressar Gourmet e muito mais.

 

Para deixar tudo ainda melhor, há atrações culturais que contam com curadoria em conjunto com o Sesc, com um palco localizado no Santíssimo Resort e a Estação DJ Sesc em Minas, na Praça da Rodoviária. O público irá conferir shows de Charrete Jazz Band, Duo Mitre, Sexteto Riviera, Tales Barbosa Grupo, Adriano Campagnani, Nivaldo Ornellas, Marcela Nunes, Jazz é Pan, Max Sales e Cássio Resende, Leandro Drummond Trio, Dudu Viana, Amaro Freitas e tantos outros.

 

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes é realizado pelo projeto Fartura, maior plataforma de gastronomia do Brasil, que inclui expedições de pesquisa, conteúdo (livros, filmes e web) e festivais em todas as regiões do Brasil.

 

SERVIÇO

25º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

De 19 a 28 de agosto

Tiradentes – MG

Programação completa: https://www.farturabrasil.com.br/festival/programacao-completa-25-festival-cultura-e-gastronomia-de-tiradentes/

Mais informações: www.farturabrasil.com.br

https://www.instagram.com/farturabrasil/

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:

Expedições Fartura: viagens que percorreram mais de 90,5 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Florianópolis, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas em seus eventos físicos, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, aconteceram três eventos on-line: o Fartura Digital Belo Horizonte, com uma audiência de 7 milhões de pessoas; o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, com audiência de mais de 6 milhões de pessoas e o Festival Fartura Du Brasil, simultâneo em São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte e Brasília, com uma audiência de 9 milhões de pessoas. Em 2021 o festival passou a ser híbrido, levando 20 mil pessoas para Tiradentes na 24ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. O sucesso foi tanto que em seguida a plataforma realizou o único evento gastronômico simultâneo em todas as regiões do Brasil, com uma vasta programação on-line e ações físicas em seis capitais: Belo Horizonte, Belém, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo. O evento contou com 40 jantares presenciais nessas cidades e a participação de mais de 120 chefs. Em 2022, houve a primeira edição do Fartura Gastronomia no Inhotim, em parceria com o Itamaraty.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments