Com o objetivo de celebrar a carreira e o 75º aniversário do músico Marku Ribas (1947- 2013) as filhas Júlia e Lira Ribas, iniciaram uma campanha de financiamento coletivo que abrange duas ações, um evento reunindo diversos artistas de Minas e outras regiões do país e a realização de um graffiti em homenagem ao cantor e compositor, dentro do projeto Negro Muro. A campanha de financiamento está disponível no Evoé programada inicialmente para o dia 3, mas ganha prorrogação até o dia o 9 de maio. Link para doações: https://evoe.cc/marku-day.
A primeira ação consiste na realização do Marku Day. Inspirada no Fela Day, criado em homenagem ao lendário musico Fella Kuti, o evento terá sua primeira edição realizada na casa de shows A Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia), no dia 19 de maio, e reunirá convidados de MG e outros estados, todos reverenciando o vasto repertório do saudoso Ribas. Já a segunda ação está programada para junho, como parte das comemorações do aniversário do músico e consiste em realizar na capital mineira o “Negro Muro” projeto dos artistas Cazé e Pedro Rajão, que tem o objetivo “imortalizar” personalidades negras através do grafitti. A ação fará parte das atividades programadas para homenagear a trajetória cosmopolita de Marku Ribas.
Sobre Marku Ribas
Marku Ribas (1947-2013) é uma das grandes referências da música no Brasil, com um histórico que inclui gravações ao lado de nomes como Erasmo Carlos, João Donato e a banda Rolling Stones, participando como percussionista convidado da faixa Back to Zero, do álbum Dirty Work (1986), além de participações em filmes no Brasil e no exterior, como Batismo de Sangue (2006) do diretor Helvécio Ratton e Quatre Nuit D’une Revêur (1971), do diretor francês Robert Bresson.
Informações:
instagram: @markuribas