A crescente conscientização sobre o Seguro Educacional como uma ferramenta essencial de planejamento financeiro para assegurar a continuidade dos estudos em caso de imprevistos se reflete no expressivo aumento das indenizações pagas. Somente nos sete primeiros meses de 2024, segundo levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) foram desembolsados, em Minas Gerais, mais de R$ 244,6 mil em indenizações, alta de 884,6% se comparado ao total desembolsado em 2023.
O seguro educacional é uma proteção para alunos em situações como desemprego, falência, incapacidade física temporária ou permanente e até morte do responsável financeiro. É indicado para estudantes regularmente matriculados em instituições particulares, desde o ensino fundamental ao superior. De acordo com a apólice contratada, pode cobrir o custeio das despesas com a educação do beneficiário no contrato, seja ele o próprio estudante ou um responsável legal.
Para instituições de ensino, o seguro educacional também tem vantagens, como a redução da inadimplência e o aumento da retenção de alunos, o que melhora a sustentabilidade financeira das escolas e universidades. Atualmente, as mais de 3,7 mil escolas privadas existentes no estado mineiro estão expostas aos elevados índices de atrasos em pagamentos. De acordo com o software de gestão escolar Linx Sponte, as taxas de atraso de pagamento no estado chegaram em 23,16% no ano passado, superando em 2,93 pontos percentuais o registrado em 2022.
De acordo com Andréia Padovani, presidente do Sindicato das Seguradoras MG/GO/MT/DF “a alta no Seguro Educacional em Minas Gerais mostra que mais pessoas estão adotando o seguro como um recurso estratégico de planejamento, garantindo maior tranquilidade em momentos difíceis e permitindo um olhar mais amplo sobre o futuro financeiro”.
Um dos fatores que eleva o índice de inadimplência escolar é o elevado preço das mensalidades. Uma pesquisa do Grupo Rabbit com 680 escolas particulares de todas as regiões do país mostrou que as escolas brasileiras pretendem reajustar o valor de suas mensalidades entre 8% e 10% para o ano letivo de 2025. O estado com os maiores reajustes deve ser Minas Gerais, com uma alta média de 10%, seguido por São Paulo, com média de 9,5% de alta, e Rio de Janeiro, com 9%.
Com o crescimento das mensalidades escolares e universitárias, mais famílias estão optando pelo Seguro Educacional como uma maneira de proteger o investimento em educação. O estudo da CNseg mostrou que entre janeiro e julho de 2024, ocorreu um avanço percentual de 81,7% na procura pelo produto, que totalizou R$ 793,1 mil arrecadados.
Projeto em escolas mineiras
Como forma de conscientizar os alunos sobre a importância dos seguros para segurança em qualquer fase de suas vidas, o SindSeg MG/GO/MT/DF desenvolve, desde 2009, o programa Seguro na Escola. Tem como objetivo alertar jovens estudantes sobre a importância da prevenção, de um planejamento e administração de riscos.
Por meio de palestras e oficinas pedagógicas, o Seguro na Escola busca levar orientações aos jovens do ensino médio e fundamental II de Belo Horizonte, Região Metropolitana e cidades mineiras sobre a importância de pensar na própria segurança de forma preventiva e consciente, como forma de fortalecer a cultura do seguro em todas as fases da vida. Depois da apresentação, os jovens são convidados a escrever uma redação com o tema “Ser jovem seguro” e a participarem de um concurso cultural de redação, onde os primeiros lugares são premiados. Mais de 3 mil oficinas já foram realizadas e mais de 90 mil alunos participaram do concurso. O objetivo é fortalecer a cultura do seguro.
Para Andréia, essa é uma forma de disseminar a cultura do seguro, atuando direto na formação de jovens e formando futuros profissionais mais preparados e conscientes da importância do seguro. Com programas educacionais atuando de forma preventiva e educativa, é possível construir uma geração mais consciente e preparada para lidar com os desafios e incertezas que possam surgir ao longo da vida acadêmica e profissional.
Sobre a CNseg
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão da CNseg é prover serviços que melhoram a vida das pessoas e a realização dos negócios, permitindo o crescimento da economia brasileira. Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no site cnseg.org.br ou no portal noticiasdoseguro.org.br, maior hub de notícias sobre o setor. Siga ainda os canais da CNseg no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube, além dos novos perfis o TikTok, o institucional cnsegoficial e o voltado para educação financeira de jovens adultos guiadavidaadulta.