A massa de ar seco que paira pelo Brasil, com a ausência de chuvas, em diversos estados, como Minas Gerais, faz com que a poluição se intensifique, conforme especialistas. Em meio a esse cenário e em consonância com o ESG (Ambiental, Social e Governança), o Programa Despoluir é protagonista e importante aliado na promoção de práticas mais sustentáveis e na redução de emissões de poluentes, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg).
Somente de janeiro a julho deste ano, do total de 13.620 aferições realizadas pela Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), 6770 são de empresas associadas ao Setcemg.
“Nosso objetivo é engajar cada vez mais empresas do setor a adotarem práticas que reduzam seus custos, especialmente quanto ao consumo de combustíveis, e o impacto ambiental de suas operações. A adesão ao Programa Despoluir não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também demonstra o comprometimento das empresas com uma operação mais limpa e responsável”, ressalta o presidente do Setcemg, Antonio Luiz da Silva Junior.
Benefícios
A diretora do Setcemg, Juliana Martins, reforça que a preocupação com as questões ambientais, por parte do setor, tem aumentado, o que é muito positivo. Ela lembra que os ganhos para quem participa do Despoluir são muitos.
“Além de contribuírem na redução da emissão de poluentes no ar, as empresas ganham em economia. Ao regularem a injeção do combustível no motor, elas reduzem o consumo do diesel, conforme apontam estudos”, afirma.
Juliana ressalta que ao aderir ao programa, a empresa pode concorrer, ainda, ao Prêmio Fetcemg de Qualidade do Ar e, ainda, sair vencedora ao se destacar no monitoramento da emissão de poluentes de suas frotas.
Em relação às aferições do programa, elas são gratuitas para as associadas do Setcemg e podem ser agendadas por meio do e-mail: despoluir@fetcemg.org.br e telefone (31) (31) 3889-0397.
Sobre o Despoluir
O Despoluir é o programa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o SEST SENAT, que desenvolve, desde 2007, atividades práticas que visam solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,3 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.