sexta-feira, novembro 22, 2024
HomeAgência Grupo ConteúdoBrasilPlástica X Mercado: as redes sociais e a qualidade dos procedimentos cirúrgicos

Plástica X Mercado: as redes sociais e a qualidade dos procedimentos cirúrgicos

Especialista alerta sobre os riscos de aderir a novas técnicas sem comprovação científica

Diante da enorme concorrência e das contratações das mídias sociais profissionalizadas, bons cirurgiões estão sendo obrigados a serem coniventes com procedimentos que trazem um péssimo custo-benefício ou risco-benefício ao paciente, apenas para não “ficarem para trás” nas redes sociais.

O cirurgião plástico Rodrigo Credidio explica que “quando um colega tem um número considerável de curtidas frente a uma pseudo-novidade, todos os contratantes de empresas de marketing orientam os médicos a fazer igual para acompanhar as ‘novidades’.”

Para não ficarem “para trás”, muitos médicos “blogueiros” aderem às “novas técnicas” e as apresentam com propriedade e experiência, mesmo sem garantias de relevância ou segurança. Rodrigo Credidio alerta sobre essa prática: “É praticamente um delírio coletivo e o paciente acaba cobrando do médico tais técnicas, acreditando que são seguras e eficazes apenas porque estão em alta nas redes sociais.”

Segurança em primeiro lugar

A boa cirurgia plástica deve proporcionar bons resultados com um bom custo e risco-benefício. O cirurgião explica que a verdadeira inovação na medicina deve ser baseada em evidências científicas robustas e não em tendências de redes sociais. “É essencial que os pacientes sejam bem informados e não se deixem levar por modismos sem fundamento”, destaca.

Os pacientes precisam estar atentos para não pagar mais e levar menos. Além disso, é crucial que tanto médicos quanto pacientes mantenham um olhar crítico e priorizem a segurança e a eficácia comprovada dos procedimentos. “A ética na medicina não pode ser comprometida pelas demandas de popularidade nas mídias sociais”,  conclui Rodrigo Credidio.

Fonte: Rodrigo Credidio, médico cirurgião geral, cirurgião plástico, CEO da Clínica Credidio Cirurgia Plástica e Nutrologia – @drrodrigocredidio.

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo, pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP e Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments