sexta-feira, setembro 20, 2024
HomeNoticiasEmpresasOcemg participa de encontro com ministro da Agricultura e Pecuária e engrossa...

Ocemg participa de encontro com ministro da Agricultura e Pecuária e engrossa propostas do setor

O Sistema Ocemg deu voz ao cooperativismo mineiro na reunião que a OCB promoveu em Brasília, no dia 27, com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para apresentar as propostas do setor para a elaboração do Plano Safra 2024/25.

Representantes e lideranças do segmento, entre elas o assessor institucional da Casa do Cooperativismo em Minas, Geraldo Magela, participaram da entrega, ao ministro, de um documento contendo sugestões e proposições do Sistema Cooperativista Brasileiro. “Reunimos nesse documento, que foi elaborado pela OCB, as demandas do cooperativismo, tanto do ramo agropecuário quanto do ramo crédito, para melhorar a execução dessa política pública fundamental para o setor agropecuário que é o Plano Safra”, explica Magela.

Entre as principais propostas apresentadas estão: ampliação dos limites de contratação por tomador; aumento do volume de recursos disponíveis; manutenção da atual arquitetura do crédito rural; redução das taxas de juros; e estabelecimento de um percentual mínimo de Declaração de Aptidão (DAP) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

As propostas preveem uma elevação do percentual da exigibilidade dos recursos obrigatórios de depósitos à vista de 30% para 34%. Além disso, foi sugerido manter o percentual de direcionamento dos recursos captados na poupança rural em 65% e elevar o direcionamento dos recursos captados através da letra de crédito do agronegócio (LCA) de 50% para 60%.

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments