Cerca de 6 mil pessoas são atendidas no mês
O Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais, parte integrante da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), destaca-se como uma referência em saúde pública ao oferecer atendimentos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com uma média de 6 mil atendimentos mensais, o ACM-MG desempenha um papel fundamental no acesso à saúde em Belo Horizonte. De acordo com a gerente do Ambulatório, Raissa Cunha Mello Friche, a instituição proporciona consultas especializadas em áreas de alta demanda na cidade: “prestamos um atendimento 100% SUS. Os pacientes são encaminhados através dos Distritos Sanitários para as consultas básicas e especializadas, abrangendo mais de 30 especialidades como: cardiologia, gastroenterologia, coloproctologia, cirurgias ambulatoriais, endocrinologia, pediatria, fisioterapia, psicologia e enfermagem. Além disso, temos uma parceria com a Secretária Municipal de Saúde para atender pacientes nas modalidades de Linhas de Cuidado gastrointestinal (coloproctologia) e cardiovascular (hipertensão e diabetes). Contamos com uma equipe multidisciplinar composta por um grupo diversificado de profissionais das áreas de enfermagem, medicina, assistência social, farmácia clínica, psicologia e nutrição, incluindo além da equipe administrativa, os docentes e os estudantes que têm as Linhas de Cuidado como atividade docente-assistenciais, consolidando o ACM-MG como um centro de atendimento completo”.
O ambulatório também se destaca por ser uma escola para os estudantes da Faculdade Ciências Médicas, promovendo a integração entre ensino e assistência. Os alunos têm a oportunidade de lidar com pacientes com complexidades diferentes, recebendo suporte e conhecimento dos docentes da instituição.
O Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais é um modelo de excelência, representando não apenas um espaço de atendimento, mas também um compromisso com a qualidade, acessibilidade e ensino de alto nível. Sua relevância para a população de Belo Horizonte é imprescindível, solidificando sua posição como uma referência em saúde 100% SUS.